As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7980 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunos |
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As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemasResolução de problemasRepresentaçõesRepresentação ativaRepresentação icónicaRepresentação simbólicaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioResolution of problemsRepresentationsActive representationIconic representationSymbolic representationO presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunosThis study has as its main goal to characterise mathematical representations used by 2nd grade students in primary school during activities of solving problems. Bearing in mind this situation, we aim at answering the following questions: a) what mathematical representations are used by those students when they solve problems? b) what changes, in case they exist, were verified in mathematical representations used by students while solving the problems? Taking into account the specificity of this study, I followed a qualitative approach. I analysed and worked with three 2nd grade students from a public school located in a problematic neighbourhood in Setúbal. The data collection took place over eleven weeks during the academic year of 2013/2014, between 14th of October and 15th of January. The students were challenged with several mathematical problems which were selected to be part of this research. It was through participative observation, written production of students and the recordings of semi-structured interviews that was possible to collect and analyse the data. The final results of this project demonstrated that: a) the students do not betake active representations as a way of solving problems; b) the most frequently used representations chosen by the students are the iconic ones; c) include in the iconic representations, the sub-category that students mainly utilize are the schemes; d) the representations used seem do not depend on the level of difficulty of the problems but may be connected with the development of individual mathematical reasoning of student; e) the way of interpreting the problems given as well as the characteristics of the numbers involved may influence the choice of representation.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMendes, FátimaRepositório ComumAraújo, Diana Rita Ramalho2015-03-04T14:56:45Z2014-122015-032014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7980TID:201192241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:24.807188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunos |
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