Metodologias de ensino e repertório nas filarmónicas de Valpaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maurício Paulo Soares da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1187
Resumo: Este estudo procura dar a conhecer as metodologias de ensino da Música e o repertório executado por três Bandas Filarmónicas do concelho de Valpaços. Durante as minhas vivências no meio Filarmónico, verifiquei que surgem muitas vezes comentários pouco apropriados relativamente ao trabalho desenvolvido pelas Bandas Filarmónicas do Alto Trás-os-Montes, nomeadamente no que concerne às metodologias de ensino da música, bem como à falta de variedade de géneros musicais. Para a elaboração deste trabalho, no que respeita às metodologias de ensino da música nas Bandas Filarmónicas, é feita uma revisão da literatura com o propósito de verificar qual a metodologia adoptada pelas Bandas contempladas no presente estudo. Quanto ao repertório, foi escolhido um número significativo de maestros portugueses, que construíram um modelo de repertório nos diferentes géneros. Procurouse, de seguida, confrontar o repertório destas Bandas Filarmónicas do concelho de Valpaços com o escolhido por aquele conjunto de maestros. As principais conclusões mostram que há uma coexistência de métodos utilizados, desde o modelo tradicional até ao mais actual. Verifica-se também que há uma diversidade de repertório executado relativamente aos géneros musicais e que as Bandas de Carrazedo de Montenegro e Valpaços estão mais em conformidade com o repertório escolhido pelo conjunto dos dezasseis maestros portugueses. A Banda de Vilarandelo, apesar de executar um repertório variado, pratica um menor número de obras escolhidas pelo conjunto dos maestros. ABSTRACT: The purpose of this study is to show the teaching methods and repertoire of music performed by three Valpaços’ Philharmonic Bands. During my experiences in the Philharmonic environment, I have noticed that there are often inappropriate comments on the work developed by Alto Trás-os-Montes Bands, particularly as regards the methods of teaching music as well as the lack of variety of musical types. This study examines, as far as the Philharmonic Bands’ teaching methods is concerned, the literature available in order to establish the methodology adopted by the Bands covered in this work. As far as the repertoire it was chosen a significant number of Portuguese conductors, who built a repertoire model. Based on this the repertoire of Valpaços’ Philharmonic Bands was confronted with the one chosen by those set of conductors. The key findings showed that there is a coexistence of methods, from the traditional to the most updated. It was also observed that there is a diversity of the repertoire performed for musical genres and that the Carrazedo of Montenegro and Valpaços Bands are more in line with the repertoire chosen by all the sixteen Portuguese conductors. The Vilarandelo Band, despite running a varied repertoire, performed a smaller number of works chosen by all the conductors carried out in this study.
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