A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Menezes, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1159
Resumo: Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.
id RCAP_7d94a4c5a99197665a593cf12a9f4d2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?InternetVantagensDesvantagensLimitaçõesEnsino-aprendizagemQuando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueMenezes, Helena2012-01-30T12:09:15Z2001-092001-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1159porGIL, Henrique ; MENEZES, Helena (2001) - A Internet em contexto educativo: ser uma aranha ou uma mosca na rede? In IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios. Évora. 26-28 de Setembro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:40.379503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
title A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
spellingShingle A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
Gil, Henrique
Internet
Vantagens
Desvantagens
Limitações
Ensino-aprendizagem
title_short A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
title_full A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
title_fullStr A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
title_full_unstemmed A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
title_sort A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Menezes, Helena
author_role author
author2 Menezes, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Menezes, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Vantagens
Desvantagens
Limitações
Ensino-aprendizagem
topic Internet
Vantagens
Desvantagens
Limitações
Ensino-aprendizagem
description Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09
2001-09-01T00:00:00Z
2012-01-30T12:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1159
url http://hdl.handle.net/10400.11/1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; MENEZES, Helena (2001) - A Internet em contexto educativo: ser uma aranha ou uma mosca na rede? In IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios. Évora. 26-28 de Setembro.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130783897616384