A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1159 |
Resumo: | Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação. |
id |
RCAP_7d94a4c5a99197665a593cf12a9f4d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?InternetVantagensDesvantagensLimitaçõesEnsino-aprendizagemQuando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueMenezes, Helena2012-01-30T12:09:15Z2001-092001-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1159porGIL, Henrique ; MENEZES, Helena (2001) - A Internet em contexto educativo: ser uma aranha ou uma mosca na rede? In IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios. Évora. 26-28 de Setembro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:40.379503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
title |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
spellingShingle |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? Gil, Henrique Internet Vantagens Desvantagens Limitações Ensino-aprendizagem |
title_short |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
title_full |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
title_fullStr |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
title_full_unstemmed |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
title_sort |
A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede? |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Menezes, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Menezes, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Vantagens Desvantagens Limitações Ensino-aprendizagem |
topic |
Internet Vantagens Desvantagens Limitações Ensino-aprendizagem |
description |
Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-09 2001-09-01T00:00:00Z 2012-01-30T12:09:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1159 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; MENEZES, Helena (2001) - A Internet em contexto educativo: ser uma aranha ou uma mosca na rede? In IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios. Évora. 26-28 de Setembro. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130783897616384 |