Ser feliz é?: estudo de análise compreensiva da felicidade e suas representações e significados nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Diana Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9581
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar compreensivamente a perceção que 73 crianças do 1º e 2º ciclo (2ª e 3ª infância) têm acerca da felicidade, bem como, as representações e significados que estas lhe atribuem. Esta investigação assenta numa metodologia qualitativa, com delineamento transversal, onde as crianças foram convidados a responder a um questionário sociodemográfico, a uma escala de item único - Escala de Faces de Andrews (McDowell & Newell, 1996) - e ainda a 11 questões de uma entrevista semiestruturada (Giacomoni, 2002). As transcrições das respostas das crianças foram analisadas com base em procedimentos sugeridos pela análise de conteúdo, que permite identifica categorias temáticas entre as respostas fornecidas pelas crianças (Bardin, 2011). Os resultados desta investigação ajudaram a compreender a perceção que as crianças têm sobre a felicidade, em geral, e sobre a sua própria felicidade, revelando que as crianças se consideram felizes. Através da análise do discurso emergiram quatro categorias dominantes: família, amizades, sentimentos e lazer. A realização de pesquisas baseadas na perceção das crianças sobre felicidade fornece orientações para melhor compreensão deste constructo nesta fase particular do desenvolvimento do ser humano, facilitando, por outro lado, indicações importantes a ter em conta na elaboração de programas de promoção da felicidade infantil.
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