Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006 |
Resumo: | Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária. |
id |
ABRAPEE-1_a19185d3eb99eb951b9389735ff3f576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572011000200006 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentesPsicologia positivafelicidadeadolescentesEste trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Síglia Pimentel HöherAbaid,Josiane Lieberknecht WathierGiacomoni,Claudia Hofheinzpor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-03-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
title |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
spellingShingle |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes Camargo,Síglia Pimentel Höher Psicologia positiva felicidade adolescentes |
title_short |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
title_full |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
title_fullStr |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
title_sort |
Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes |
author |
Camargo,Síglia Pimentel Höher |
author_facet |
Camargo,Síglia Pimentel Höher Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier Giacomoni,Claudia Hofheinz |
author_role |
author |
author2 |
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier Giacomoni,Claudia Hofheinz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo,Síglia Pimentel Höher Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier Giacomoni,Claudia Hofheinz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia positiva felicidade adolescentes |
topic |
Psicologia positiva felicidade adolescentes |
description |
Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572011000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605369516032 |