Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Síglia Pimentel Höher
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier, Giacomoni,Claudia Hofheinz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006
Resumo: Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.
id ABRAPEE-1_a19185d3eb99eb951b9389735ff3f576
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572011000200006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentesPsicologia positivafelicidadeadolescentesEste trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Síglia Pimentel HöherAbaid,Josiane Lieberknecht WathierGiacomoni,Claudia Hofheinzpor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-03-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
title Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
spellingShingle Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
Camargo,Síglia Pimentel Höher
Psicologia positiva
felicidade
adolescentes
title_short Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
title_full Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
title_fullStr Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
title_full_unstemmed Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
title_sort Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes
author Camargo,Síglia Pimentel Höher
author_facet Camargo,Síglia Pimentel Höher
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
Giacomoni,Claudia Hofheinz
author_role author
author2 Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
Giacomoni,Claudia Hofheinz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Síglia Pimentel Höher
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
Giacomoni,Claudia Hofheinz
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia positiva
felicidade
adolescentes
topic Psicologia positiva
felicidade
adolescentes
description Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572011000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605369516032