Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Joana Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1495
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_7daf77e9a1e0868ade4c8d09efdfc329
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de WilliamsSíndrome de WilliamsPerfil pragmáticoEnvolvimentoPrograma de promoção de competências sociaisDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.A presente investigação centra a sua problemática na abordagem a algumas especificidades do perfil pragmático e do envolvimento de uma criança com Síndrome de Williams. Trata-se, assim, de um Estudo de Caso que se organiza como uma investigação-ação, o qual tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados obtidos da avaliação inicial da criança, verificou-se que a mesma apresentou dificuldades específicas ao nível da pragmática (perfil pragmático peculiar com a existência de aspetos facilitadores e perturbadores da interação social) e níveis baixos de envolvimento na interação com os seus pares em contexto de recreio. Para colmatar estas dificuldades foi elaborado o programa de promoção de competências sociais Sentir, Pensar e Agir na Relação, o qual foi especificamente elaborado para o contexto desta investigação. Afigurou-se como sendo um programa flexível cujos objetivos se centraram na facilitação do reconhecimento e desenvolvimento das competências sociais da criança e do seu relacionamento interpessoal, através da criação de um ambiente de interações positivas. Depois da aplicação deste programa verificou-se que a criança apresentou melhorias na área da pragmática, na medida em que o seu perfil pragmático passou a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores da interação social e pela diminuição dos aspetos perturbadores. O envolvimento da criança em interação com os seus pares foi avaliado em níveis mais elevados. Através da implementação do programa de intervenção e das melhorias verificadas pretendesse que a criança em estudo venha a melhorar a qualidade das relações interpessoais que estabelece e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Joana Gomes2012-11-06T15:15:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1495porPINHEIRO, Joana Gomes (2012) - Sentir, Pensar e Agir na Relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com Síndrome de Williams. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 231 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.432746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
title Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
spellingShingle Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
Pinheiro, Joana Gomes
Síndrome de Williams
Perfil pragmático
Envolvimento
Programa de promoção de competências sociais
title_short Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
title_full Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
title_fullStr Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
title_full_unstemmed Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
title_sort Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
author Pinheiro, Joana Gomes
author_facet Pinheiro, Joana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Joana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Williams
Perfil pragmático
Envolvimento
Programa de promoção de competências sociais
topic Síndrome de Williams
Perfil pragmático
Envolvimento
Programa de promoção de competências sociais
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06T15:15:12Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1495
url http://hdl.handle.net/10400.11/1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PINHEIRO, Joana Gomes (2012) - Sentir, Pensar e Agir na Relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com Síndrome de Williams. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 231 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787806707712