Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1495 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. |
id |
RCAP_7daf77e9a1e0868ade4c8d09efdfc329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de WilliamsSíndrome de WilliamsPerfil pragmáticoEnvolvimentoPrograma de promoção de competências sociaisDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.A presente investigação centra a sua problemática na abordagem a algumas especificidades do perfil pragmático e do envolvimento de uma criança com Síndrome de Williams. Trata-se, assim, de um Estudo de Caso que se organiza como uma investigação-ação, o qual tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados obtidos da avaliação inicial da criança, verificou-se que a mesma apresentou dificuldades específicas ao nível da pragmática (perfil pragmático peculiar com a existência de aspetos facilitadores e perturbadores da interação social) e níveis baixos de envolvimento na interação com os seus pares em contexto de recreio. Para colmatar estas dificuldades foi elaborado o programa de promoção de competências sociais Sentir, Pensar e Agir na Relação, o qual foi especificamente elaborado para o contexto desta investigação. Afigurou-se como sendo um programa flexível cujos objetivos se centraram na facilitação do reconhecimento e desenvolvimento das competências sociais da criança e do seu relacionamento interpessoal, através da criação de um ambiente de interações positivas. Depois da aplicação deste programa verificou-se que a criança apresentou melhorias na área da pragmática, na medida em que o seu perfil pragmático passou a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores da interação social e pela diminuição dos aspetos perturbadores. O envolvimento da criança em interação com os seus pares foi avaliado em níveis mais elevados. Através da implementação do programa de intervenção e das melhorias verificadas pretendesse que a criança em estudo venha a melhorar a qualidade das relações interpessoais que estabelece e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Joana Gomes2012-11-06T15:15:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1495porPINHEIRO, Joana Gomes (2012) - Sentir, Pensar e Agir na Relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com Síndrome de Williams. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 231 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.432746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
title |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
spellingShingle |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams Pinheiro, Joana Gomes Síndrome de Williams Perfil pragmático Envolvimento Programa de promoção de competências sociais |
title_short |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
title_full |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
title_fullStr |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
title_full_unstemmed |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
title_sort |
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams |
author |
Pinheiro, Joana Gomes |
author_facet |
Pinheiro, Joana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Joana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Williams Perfil pragmático Envolvimento Programa de promoção de competências sociais |
topic |
Síndrome de Williams Perfil pragmático Envolvimento Programa de promoção de competências sociais |
description |
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06T15:15:12Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1495 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PINHEIRO, Joana Gomes (2012) - Sentir, Pensar e Agir na Relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com Síndrome de Williams. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 231 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787806707712 |