Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83370 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_7dc77b7914338d4ab3fdf483f203bedc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/83370 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.Light scratches. Two narrators hunting an author.memóriaimagemtécnicatransferênciasagradomemoryimagetechniquetransfersacredDissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia[M] 18 de Março de 2015. Estava tudo latente, como no negativo fotográfico.....Agora é o processo de revelação.....O que são videografias? Essa foi a primeira proposição deste trabalho. As videografias pensavam ser o futuro mas não o foram. Contudo, não deixaram de ser a transformação do real numa porta para outros mundos, não existentes mas visíveis; a visibilidade do inconsciente. O desenho, a pureza; a fotografia, a mentira; o vídeo, a ponte. A luz do ecrã de televisão por onde passaram as fotografias que mais tarde foram videografias está lá mas não a podemos sentir. Mas será que foram elas que verdadeiramente se descobriram e desenrolaram aqui? Neste diálogo entre dois narradores e um autor, jogaram-se múltiplos papéis e dele brotaram outras transferências para além das das videografias - as de uma longa narrativa por detrás da máscara de diário. Para além do autor, onde se encontram os seus narradores?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................[M] 18th March 2015. Everything was latent, like the photographic negative.....Now is the revelation process.....What are videographies? That was the very first proposition of this work. Videographies thought to be the future but they weren’t. However, they didn’t stop being the transformation of the real, a door to other worlds, non-existing but visible; the visibility of the unconscious. Drawing, the purity; photography, the lie; video, the bridge. The television’s screen light from where the photographies passed which later became videographies is there but we can’t feel it. But were they the ones who truly were discovered and unfolded here? In this dialogue between two narrators and an author, multiple roles were played and from it, other transfers beyond the videographies sprouted - those of a long narrative under the mask of a diary. Beyond the author, where are its narrators?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83370http://hdl.handle.net/10316/83370TID:202120562porMarques, Ana Luisa Saraiva Lanitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:59:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:07.871770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. Light scratches. Two narrators hunting an author. |
title |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
spellingShingle |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita memória imagem técnica transferência sagrado memory image technique transfer sacred |
title_short |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
title_full |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
title_fullStr |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
title_full_unstemmed |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
title_sort |
Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. |
author |
Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita |
author_facet |
Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memória imagem técnica transferência sagrado memory image technique transfer sacred |
topic |
memória imagem técnica transferência sagrado memory image technique transfer sacred |
description |
Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/83370 http://hdl.handle.net/10316/83370 TID:202120562 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/83370 |
identifier_str_mv |
TID:202120562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133943003348992 |