Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83370
Resumo: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_7dc77b7914338d4ab3fdf483f203bedc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.Light scratches. Two narrators hunting an author.memóriaimagemtécnicatransferênciasagradomemoryimagetechniquetransfersacredDissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia[M] 18 de Março de 2015. Estava tudo latente, como no negativo fotográfico.....Agora é o processo de revelação.....O que são videografias? Essa foi a primeira proposição deste trabalho. As videografias pensavam ser o futuro mas não o foram. Contudo, não deixaram de ser a transformação do real numa porta para outros mundos, não existentes mas visíveis; a visibilidade do inconsciente. O desenho, a pureza; a fotografia, a mentira; o vídeo, a ponte. A luz do ecrã de televisão por onde passaram as fotografias que mais tarde foram videografias está lá mas não a podemos sentir. Mas será que foram elas que verdadeiramente se descobriram e desenrolaram aqui? Neste diálogo entre dois narradores e um autor, jogaram-se múltiplos papéis e dele brotaram outras transferências para além das das videografias - as de uma longa narrativa por detrás da máscara de diário. Para além do autor, onde se encontram os seus narradores?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................[M] 18th March 2015. Everything was latent, like the photographic negative.....Now is the revelation process.....What are videographies? That was the very first proposition of this work. Videographies thought to be the future but they weren’t. However, they didn’t stop being the transformation of the real, a door to other worlds, non-existing but visible; the visibility of the unconscious. Drawing, the purity; photography, the lie; video, the bridge. The television’s screen light from where the photographies passed which later became videographies is there but we can’t feel it. But were they the ones who truly were discovered and unfolded here? In this dialogue between two narrators and an author, multiple roles were played and from it, other transfers beyond the videographies sprouted - those of a long narrative under the mask of a diary. Beyond the author, where are its narrators?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83370http://hdl.handle.net/10316/83370TID:202120562porMarques, Ana Luisa Saraiva Lanitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:59:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:07.871770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
Light scratches. Two narrators hunting an author.
title Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
spellingShingle Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita
memória
imagem
técnica
transferência
sagrado
memory
image
technique
transfer
sacred
title_short Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
title_full Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
title_fullStr Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
title_full_unstemmed Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
title_sort Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
author Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita
author_facet Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita
dc.subject.por.fl_str_mv memória
imagem
técnica
transferência
sagrado
memory
image
technique
transfer
sacred
topic memória
imagem
técnica
transferência
sagrado
memory
image
technique
transfer
sacred
description Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83370
http://hdl.handle.net/10316/83370
TID:202120562
url http://hdl.handle.net/10316/83370
identifier_str_mv TID:202120562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133943003348992