Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Nelson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Francisco, Manuela, Rodrigues, Carina, Cadima, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118
Resumo: The creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context.
id RCAP_7dd6bacfc142225fccd61208abf016a1
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores para o EaD: caso IPLeiriaThe creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context.La creación de oferta formativa en una modalidad de educación a distancia (EaD) ha planteado nuevos retos a una institución organizada para la enseñanza presencial en aula y tuvo que empezar una manera de adaptarse a esta nueva realidad, sin perder la calidad de sus formaciones. La Unidad de Educación a Distancia del Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) creó en 2008 el curso de e-Tutores con el objetivo de dotar los futuros profesores EaD de competencias para preparar y enseñar a distancia. Esta experiencia de 6 años en la educación a distancia ha permitido solidificar las prácticas y procedimientos a nivel pedagógico, organizativo y tecnológico. Con 5 grados y 3 maestrías desarrollados en modalidad a distancia, el IPLeiria ha formado alrededor de un tercio de sus profesores para trabajar en una modalidad a distancia.A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) criou em 2008 o curso de e-Tutores com o objetivo de dotar os futuros professores EaD de competências para prepararem e lecionarem uma unidade curricular EaD. Estes 6 anos de experiência no EaD permitiram ao IPLeiria solidificar práticas e procedimentos a nível pedagógico, organizacional e tecnológico. Com 5 licenciaturas e 3 mestrados oferecidos na modalidade a distância, o IPLeiria já formou cerca de um terço dos seus professores capacitando-os para atuarem nesta modalidade.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118Indagatio Didactica; Vol 6 No 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; Vol. 6 No 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 1 (2014); 343-3621647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118/3104Jorge, NelsonFrancisco, ManuelaRodrigues, CarinaCadima, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:57Zoai:proa.ua.pt:article/4118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:05.603207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
title Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
spellingShingle Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
Jorge, Nelson
title_short Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
title_full Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
title_fullStr Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
title_full_unstemmed Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
title_sort Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
author Jorge, Nelson
author_facet Jorge, Nelson
Francisco, Manuela
Rodrigues, Carina
Cadima, Rita
author_role author
author2 Francisco, Manuela
Rodrigues, Carina
Cadima, Rita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Nelson
Francisco, Manuela
Rodrigues, Carina
Cadima, Rita
description The creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118
https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118
url https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118/3104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 6 No 1 (2014); 343-362
Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 343-362
Indagatio Didactica; Vol. 6 No 1 (2014); 343-362
Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 1 (2014); 343-362
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133568602996736