Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118 |
Resumo: | The creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context. |
id |
RCAP_7dd6bacfc142225fccd61208abf016a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiriaThe creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context.La creación de oferta formativa en una modalidad de educación a distancia (EaD) ha planteado nuevos retos a una institución organizada para la enseñanza presencial en aula y tuvo que empezar una manera de adaptarse a esta nueva realidad, sin perder la calidad de sus formaciones. La Unidad de Educación a Distancia del Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) creó en 2008 el curso de e-Tutores con el objetivo de dotar los futuros profesores EaD de competencias para preparar y enseñar a distancia. Esta experiencia de 6 años en la educación a distancia ha permitido solidificar las prácticas y procedimientos a nivel pedagógico, organizativo y tecnológico. Con 5 grados y 3 maestrías desarrollados en modalidad a distancia, el IPLeiria ha formado alrededor de un tercio de sus profesores para trabajar en una modalidad a distancia.A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) criou em 2008 o curso de e-Tutores com o objetivo de dotar os futuros professores EaD de competências para prepararem e lecionarem uma unidade curricular EaD. Estes 6 anos de experiência no EaD permitiram ao IPLeiria solidificar práticas e procedimentos a nível pedagógico, organizacional e tecnológico. Com 5 licenciaturas e 3 mestrados oferecidos na modalidade a distância, o IPLeiria já formou cerca de um terço dos seus professores capacitando-os para atuarem nesta modalidade.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118Indagatio Didactica; Vol 6 No 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; Vol. 6 No 1 (2014); 343-362Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 1 (2014); 343-3621647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118/3104Jorge, NelsonFrancisco, ManuelaRodrigues, CarinaCadima, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:57Zoai:proa.ua.pt:article/4118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:05.603207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
title |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
spellingShingle |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria Jorge, Nelson |
title_short |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
title_full |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
title_fullStr |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
title_sort |
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria |
author |
Jorge, Nelson |
author_facet |
Jorge, Nelson Francisco, Manuela Rodrigues, Carina Cadima, Rita |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, Manuela Rodrigues, Carina Cadima, Rita |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Nelson Francisco, Manuela Rodrigues, Carina Cadima, Rita |
description |
The creation of distance learning courses has brought new challenges to an institution organized for classroom teaching, having to start a way to adapt to this new reality without losing the quality of its courses. The Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria) created in 2008 an e-tutors course to prepare future teachers with skills to plan and teach distance learning courses. These 6 years of experience in distance education allowed IPLeiria to solidify practices and procedures at a pedagogical, organizational and technological level. With 5 degrees and 3 master’s degrees offered as distance learning programs, the IPLeiria has formed about a third of its teachers enabling them to work in this context. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118 https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4118/3104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 6 No 1 (2014); 343-362 Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 343-362 Indagatio Didactica; Vol. 6 No 1 (2014); 343-362 Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 1 (2014); 343-362 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133568602996736 |