O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eloisa Mello, Mariane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Curth, Marcelo, Albornoz Gonçalves, Manuela, Salvador, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6378
Resumo: A sobrevivência do profissional de Educação Física, bem como as empresas do mercado fitness, frente a eventos adversos externos, impostos de forma abrupta por uma nova realidade decorrente da pandemia de COVID-19, expôs a fragilidade das relações comerciais com seus alunos/clientes, comprometendo as receitas e forçando-os a se reinventar e adaptar-se às novas modalidades de atendimento. Entendendo que a percepção de valor, confiança, necessidade de interação afetam a intenção de compra do consumidor, este artigo tem como objetivo verificar esta influência no mercado fitness de modo comparativo ao ambiente de entrega do serviço: estabelecimentos com serviços físicos x virtuais. Foi realizado um estudo do tipo survey com 161 alunos/clientes de academias. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os resultados destacam a percepção de que o consumo em lojas físicas obtém uma resposta emocional positiva visando à intenção de compra por parte do consumidor, visto que valoriza bastante a interação humana, gerando sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, sendo sensível tanto ao preço comportamental como o monetário. Indicam maior percepção de qualidade e confiança na compra de serviços/produtos em ambientes físicos quando comparado à venda no formato virtual, considerando a necessidade de interação do aluno/cliente com o profissional de Educação Física.
id RCAP_7de62d8f99f4dfc95f060e4177379c26
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtualPercepção de valorConfiançaNecessidade de interaçãoIntenção de compraFitnessA sobrevivência do profissional de Educação Física, bem como as empresas do mercado fitness, frente a eventos adversos externos, impostos de forma abrupta por uma nova realidade decorrente da pandemia de COVID-19, expôs a fragilidade das relações comerciais com seus alunos/clientes, comprometendo as receitas e forçando-os a se reinventar e adaptar-se às novas modalidades de atendimento. Entendendo que a percepção de valor, confiança, necessidade de interação afetam a intenção de compra do consumidor, este artigo tem como objetivo verificar esta influência no mercado fitness de modo comparativo ao ambiente de entrega do serviço: estabelecimentos com serviços físicos x virtuais. Foi realizado um estudo do tipo survey com 161 alunos/clientes de academias. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os resultados destacam a percepção de que o consumo em lojas físicas obtém uma resposta emocional positiva visando à intenção de compra por parte do consumidor, visto que valoriza bastante a interação humana, gerando sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, sendo sensível tanto ao preço comportamental como o monetário. Indicam maior percepção de qualidade e confiança na compra de serviços/produtos em ambientes físicos quando comparado à venda no formato virtual, considerando a necessidade de interação do aluno/cliente com o profissional de Educação Física.Universidade FeevaleIC-OnlineEloisa Mello, MarianeCurth, MarceloAlbornoz Gonçalves, ManuelaSalvador, Rogério2021-11-30T18:10:56Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6378porMello, M. E., Curth, M., Gonçalves, M. A., & Salvador, R. P. J. (2021). O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual. Gestão e Desenvolvimento, 18(3), .2446-687510.25112/rgd.v18i3.2750info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:55Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:36.624857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
title O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
spellingShingle O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
Eloisa Mello, Mariane
Percepção de valor
Confiança
Necessidade de interação
Intenção de compra
Fitness
title_short O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
title_full O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
title_fullStr O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
title_sort O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual
author Eloisa Mello, Mariane
author_facet Eloisa Mello, Mariane
Curth, Marcelo
Albornoz Gonçalves, Manuela
Salvador, Rogério
author_role author
author2 Curth, Marcelo
Albornoz Gonçalves, Manuela
Salvador, Rogério
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Eloisa Mello, Mariane
Curth, Marcelo
Albornoz Gonçalves, Manuela
Salvador, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de valor
Confiança
Necessidade de interação
Intenção de compra
Fitness
topic Percepção de valor
Confiança
Necessidade de interação
Intenção de compra
Fitness
description A sobrevivência do profissional de Educação Física, bem como as empresas do mercado fitness, frente a eventos adversos externos, impostos de forma abrupta por uma nova realidade decorrente da pandemia de COVID-19, expôs a fragilidade das relações comerciais com seus alunos/clientes, comprometendo as receitas e forçando-os a se reinventar e adaptar-se às novas modalidades de atendimento. Entendendo que a percepção de valor, confiança, necessidade de interação afetam a intenção de compra do consumidor, este artigo tem como objetivo verificar esta influência no mercado fitness de modo comparativo ao ambiente de entrega do serviço: estabelecimentos com serviços físicos x virtuais. Foi realizado um estudo do tipo survey com 161 alunos/clientes de academias. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os resultados destacam a percepção de que o consumo em lojas físicas obtém uma resposta emocional positiva visando à intenção de compra por parte do consumidor, visto que valoriza bastante a interação humana, gerando sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, sendo sensível tanto ao preço comportamental como o monetário. Indicam maior percepção de qualidade e confiança na compra de serviços/produtos em ambientes físicos quando comparado à venda no formato virtual, considerando a necessidade de interação do aluno/cliente com o profissional de Educação Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T18:10:56Z
2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6378
url http://hdl.handle.net/10400.8/6378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mello, M. E., Curth, M., Gonçalves, M. A., & Salvador, R. P. J. (2021). O comportamento do consumidor no mercado fitness: físico x virtual. Gestão e Desenvolvimento, 18(3), .
2446-6875
10.25112/rgd.v18i3.2750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136988265185280