Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22803
Resumo: Esse artigo descreve e comenta duas experiências de desenvolvimento profissional envolvendo professores, futuros professores e pesquisadores. O primeiro grupo (Campinas), formado por quatro professoras de Matemática da rede pública de Campinas e duas professoras da universidade, trabalhou intensamente ao longo de um ano. O segundo grupo, constituído por professores de Matemática da região de Ouro Preto, futuros professores de Matemática e professores da universidade, reúne-se há três anos em cursos semestrais cujos temas são definidos pelos participantes. Nesse caso, embora alguns participantes se mantenham desde o primeiro curso, existem mudanças a cada semestre e novos integrantes passam a compor o grupo. Os resultados evidenciam que em ambos os casos existe uma ampliação do conhecimento matemático e do conhecimento didático dos envolvidos, bem como maior disposição para a criação e implementação de atividades em sala de aula. Além disso, os dois grupos vieram a se constituir como espaços de troca e reflexão autênticos, ou seja, espaços nos quais os participantes se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e dificuldades, pedir ajuda e compartilhar idéias. Contudo, existem diferenças entre eles. O primeiro grupo alcançou um nível mais profundo de reflexão e repercussão em sua prática pedagógica. Já no segundo, talvez devido à rotatividade e a características próprias, tal processo se desenvolve de modo mais lento. Este grupo todavia, possui características que o tornam mais viável e operacional e pode ser aprimorado. Os resultados evidenciam a riqueza da troca de experiências entre os participantes e a transformação lenta, gradativa, mas significativa da prática docente.
id RCAP_7de830ea587e7641384bd77d95deb2a2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileirasTrabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileirasArtigosEsse artigo descreve e comenta duas experiências de desenvolvimento profissional envolvendo professores, futuros professores e pesquisadores. O primeiro grupo (Campinas), formado por quatro professoras de Matemática da rede pública de Campinas e duas professoras da universidade, trabalhou intensamente ao longo de um ano. O segundo grupo, constituído por professores de Matemática da região de Ouro Preto, futuros professores de Matemática e professores da universidade, reúne-se há três anos em cursos semestrais cujos temas são definidos pelos participantes. Nesse caso, embora alguns participantes se mantenham desde o primeiro curso, existem mudanças a cada semestre e novos integrantes passam a compor o grupo. Os resultados evidenciam que em ambos os casos existe uma ampliação do conhecimento matemático e do conhecimento didático dos envolvidos, bem como maior disposição para a criação e implementação de atividades em sala de aula. Além disso, os dois grupos vieram a se constituir como espaços de troca e reflexão autênticos, ou seja, espaços nos quais os participantes se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e dificuldades, pedir ajuda e compartilhar idéias. Contudo, existem diferenças entre eles. O primeiro grupo alcançou um nível mais profundo de reflexão e repercussão em sua prática pedagógica. Já no segundo, talvez devido à rotatividade e a características próprias, tal processo se desenvolve de modo mais lento. Este grupo todavia, possui características que o tornam mais viável e operacional e pode ser aprimorado. Os resultados evidenciam a riqueza da troca de experiências entre os participantes e a transformação lenta, gradativa, mas significativa da prática docente.This paper describes and comments two experiences of professional development involving teachers, future teachers and researchers. The first group (Campinas), formed by four public mathematics teachers and two university instructors, worked intensively for one year. The second, in Ouro Preto, involved mathematics teachers, future mathematics teachers and university researchers who collaborated for three years in semester courses whose subjects were defined by the participants. In this case, the group included participants who stayed from the first course and others who began during later semesters. The results suggest that in both cases, growth of both mathematical and teaching knowledge of all participants, as well as a greater disposition for the creation and implementation of activities in classroom. Moreover, both groups constituted places where authentic exchange and reflection took place, or spaces in which the participants felt free to express doubts, difficulties, to ask for aid, and to share ideas. Some differences between groups exist as well. The data supports the assertion that the first group (Campinas) reached a deeper level of reflection and of influence on teaching practice. The second group (Ouro Preto), perhaps due to rotation of its participants, developed in a much slower way. On the other hand, the Ouro Preto group has characteristics that are more viable and operational and can be easily improved upon. The results of this study demonstrate the wealth of the exchange of experiences between the participants and the slow, gradual, but very significant transformation of the teachers participating in this workAPM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22803por2183-28380872-3915Ferreira, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.106569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
title Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
spellingShingle Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
Ferreira, Ana Cristina
Artigos
title_short Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
title_full Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
title_fullStr Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
title_full_unstemmed Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
title_sort Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras
author Ferreira, Ana Cristina
author_facet Ferreira, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Esse artigo descreve e comenta duas experiências de desenvolvimento profissional envolvendo professores, futuros professores e pesquisadores. O primeiro grupo (Campinas), formado por quatro professoras de Matemática da rede pública de Campinas e duas professoras da universidade, trabalhou intensamente ao longo de um ano. O segundo grupo, constituído por professores de Matemática da região de Ouro Preto, futuros professores de Matemática e professores da universidade, reúne-se há três anos em cursos semestrais cujos temas são definidos pelos participantes. Nesse caso, embora alguns participantes se mantenham desde o primeiro curso, existem mudanças a cada semestre e novos integrantes passam a compor o grupo. Os resultados evidenciam que em ambos os casos existe uma ampliação do conhecimento matemático e do conhecimento didático dos envolvidos, bem como maior disposição para a criação e implementação de atividades em sala de aula. Além disso, os dois grupos vieram a se constituir como espaços de troca e reflexão autênticos, ou seja, espaços nos quais os participantes se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e dificuldades, pedir ajuda e compartilhar idéias. Contudo, existem diferenças entre eles. O primeiro grupo alcançou um nível mais profundo de reflexão e repercussão em sua prática pedagógica. Já no segundo, talvez devido à rotatividade e a características próprias, tal processo se desenvolve de modo mais lento. Este grupo todavia, possui características que o tornam mais viável e operacional e pode ser aprimorado. Os resultados evidenciam a riqueza da troca de experiências entre os participantes e a transformação lenta, gradativa, mas significativa da prática docente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22803
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478031142912