Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Parente
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22802
Resumo: Este estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional.
id RCAP_9eb48f49c9e3d9d1cc567b86d82c8cc1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no BrasilDesenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no BrasilArtigosEste estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional.This study intends to understand how a teacher of Mathematics evolves as a professional during the first three years of teaching. A data collection was conducted in two stages. The first, more exploratory, consisted of collecting information, by means of a questionnaire, on how teachers of Mathematics, recently graduated from Unicamp, faced the challenges of their initial phase of teaching. On a second stage, a case study was developed on the only math-teacher of the group that was still teaching in a public school. The analysis of the case was developed starting from three axes: path of personal and academic-professional developments; mobilization and (re)meaning of professional knowledge in school practice; challenges faced in the Brazilian public school system. The results, on the one hand, confirmed those obtained in other countries about the “reality shock” and the challenges and dilemmas lived in that phase, on the other hand, they show the difficulty faced by a math-teacher, even with good professional education, to survive with dignity and productive work in a Brazilian public school. This study, however, presents evidences that the collaboration between teachers and teacher-educators, in that phase, represents an essential factor to the professional development of math-teacher.APM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22802por2183-28380872-3915Rocha, Luciana Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.064258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
title Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
spellingShingle Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
Rocha, Luciana Parente
Artigos
title_short Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
title_full Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
title_fullStr Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
title_sort Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
author Rocha, Luciana Parente
author_facet Rocha, Luciana Parente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Parente
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22802
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478029045760