Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22802 |
Resumo: | Este estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_9eb48f49c9e3d9d1cc567b86d82c8cc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22802 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no BrasilDesenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no BrasilArtigosEste estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional.This study intends to understand how a teacher of Mathematics evolves as a professional during the first three years of teaching. A data collection was conducted in two stages. The first, more exploratory, consisted of collecting information, by means of a questionnaire, on how teachers of Mathematics, recently graduated from Unicamp, faced the challenges of their initial phase of teaching. On a second stage, a case study was developed on the only math-teacher of the group that was still teaching in a public school. The analysis of the case was developed starting from three axes: path of personal and academic-professional developments; mobilization and (re)meaning of professional knowledge in school practice; challenges faced in the Brazilian public school system. The results, on the one hand, confirmed those obtained in other countries about the “reality shock” and the challenges and dilemmas lived in that phase, on the other hand, they show the difficulty faced by a math-teacher, even with good professional education, to survive with dignity and productive work in a Brazilian public school. This study, however, presents evidences that the collaboration between teachers and teacher-educators, in that phase, represents an essential factor to the professional development of math-teacher.APM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22802por2183-28380872-3915Rocha, Luciana Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.064258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
title |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil Rocha, Luciana Parente Artigos |
title_short |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
title_full |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
title_sort |
Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil |
author |
Rocha, Luciana Parente |
author_facet |
Rocha, Luciana Parente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luciana Parente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública. A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência. Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22802 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478029045760 |