Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10618
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno.
id RCAP_7dea33d4568cb95b03927accc1234b2a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEBEducação especialNecessidades educativas: Ensino básico 2º cicloNecessidades individuaisPlaneamento da educaçãoIntegração escolarA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno.The inclusion of students with special educational needs has been an approached subject through time as a way of providing a teaching quality to all students. The present study intends to answer the question of how to deal with a student requiring multiple special educational needs, in a 5th/ 6th grade context. To what concerns methodology we used a qualitative one, which is characterized by the diversity of the data collecting instruments. As data collecting techniques we opted for observation, using the SAC – Sistema de Acompanhamento de Crianças as resource, for semi-structured interviews, directed to the teacher involved in the student´s learning process ( the teacher of the different subjects in class context and the special education teachers that develop specific areas) and for the respective data analysis. The results of the study indicate that we are dealing with a school that promotes inclusion, where we find a variety of educational strategies, based on a climate of involvement and emotional well-being, which are promoting factors in the student´s development.Universidade de Aveiro2013-06-24T10:41:55Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10618porAlmeida, Guilhermina da Conceição Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:36Zoai:ria.ua.pt:10773/10618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.677990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
title Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
spellingShingle Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
Educação especial
Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo
Necessidades individuais
Planeamento da educação
Integração escolar
title_short Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
title_full Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
title_fullStr Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
title_full_unstemmed Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
title_sort Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
author Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
author_facet Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo
Necessidades individuais
Planeamento da educação
Integração escolar
topic Educação especial
Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo
Necessidades individuais
Planeamento da educação
Integração escolar
description A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-06-24T10:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10618
url http://hdl.handle.net/10773/10618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137523081936896