Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10618 |
Resumo: | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno. |
id |
RCAP_7dea33d4568cb95b03927accc1234b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10618 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEBEducação especialNecessidades educativas: Ensino básico 2º cicloNecessidades individuaisPlaneamento da educaçãoIntegração escolarA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno.The inclusion of students with special educational needs has been an approached subject through time as a way of providing a teaching quality to all students. The present study intends to answer the question of how to deal with a student requiring multiple special educational needs, in a 5th/ 6th grade context. To what concerns methodology we used a qualitative one, which is characterized by the diversity of the data collecting instruments. As data collecting techniques we opted for observation, using the SAC – Sistema de Acompanhamento de Crianças as resource, for semi-structured interviews, directed to the teacher involved in the student´s learning process ( the teacher of the different subjects in class context and the special education teachers that develop specific areas) and for the respective data analysis. The results of the study indicate that we are dealing with a school that promotes inclusion, where we find a variety of educational strategies, based on a climate of involvement and emotional well-being, which are promoting factors in the student´s development.Universidade de Aveiro2013-06-24T10:41:55Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10618porAlmeida, Guilhermina da Conceição Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:36Zoai:ria.ua.pt:10773/10618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.677990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
title |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
spellingShingle |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes Educação especial Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo Necessidades individuais Planeamento da educação Integração escolar |
title_short |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
title_full |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
title_fullStr |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
title_full_unstemmed |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
title_sort |
Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB |
author |
Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes |
author_facet |
Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo Necessidades individuais Planeamento da educação Integração escolar |
topic |
Educação especial Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo Necessidades individuais Planeamento da educação Integração escolar |
description |
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-06-24T10:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10618 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137523081936896 |