O esboço e o contorno no desenho de observação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40655 |
Resumo: | O esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto. |
id |
RCAP_7df161be48127c7c7480d1f2800093f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O esboço e o contorno no desenho de observaçãoDesenhoEnsino ArtísticoObservaçãoEsboçoTeoria da artePortugalO esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto.Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaPais, Teresa Maria2019-12-20T17:54:36Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40655porIn: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 211-220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:19.132411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
title |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
spellingShingle |
O esboço e o contorno no desenho de observação Pais, Teresa Maria Desenho Ensino Artístico Observação Esboço Teoria da arte Portugal |
title_short |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
title_full |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
title_fullStr |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
title_full_unstemmed |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
title_sort |
O esboço e o contorno no desenho de observação |
author |
Pais, Teresa Maria |
author_facet |
Pais, Teresa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Teresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Ensino Artístico Observação Esboço Teoria da arte Portugal |
topic |
Desenho Ensino Artístico Observação Esboço Teoria da arte Portugal |
description |
O esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20T17:54:36Z 2019-05 2019-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40655 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 211-220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134482586927104 |