O esboço e o contorno no desenho de observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Teresa Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40655
Resumo: O esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto.
id RCAP_7df161be48127c7c7480d1f2800093f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O esboço e o contorno no desenho de observaçãoDesenhoEnsino ArtísticoObservaçãoEsboçoTeoria da artePortugalO esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto.Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaPais, Teresa Maria2019-12-20T17:54:36Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40655porIn: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 211-220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:19.132411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O esboço e o contorno no desenho de observação
title O esboço e o contorno no desenho de observação
spellingShingle O esboço e o contorno no desenho de observação
Pais, Teresa Maria
Desenho
Ensino Artístico
Observação
Esboço
Teoria da arte
Portugal
title_short O esboço e o contorno no desenho de observação
title_full O esboço e o contorno no desenho de observação
title_fullStr O esboço e o contorno no desenho de observação
title_full_unstemmed O esboço e o contorno no desenho de observação
title_sort O esboço e o contorno no desenho de observação
author Pais, Teresa Maria
author_facet Pais, Teresa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Ensino Artístico
Observação
Esboço
Teoria da arte
Portugal
topic Desenho
Ensino Artístico
Observação
Esboço
Teoria da arte
Portugal
description O esboço e o contorno são modos de desenho de observação que implicam, por parte do executante, um comportamento percetivo claramente diferenciado. Para compreender as vantagens de cada um no processo de aprendizagem de estudantes de Arquitetura, procedeu-se à sua comparação, tendo-se criado para o efeito dois tipos de instrumento de análise: “fichas aula” e “fichas parâmetro”. Nas primeiras, os dados recolhidos possibilitaram fazer uma leitura vertical das competências adquiridas pelos alunos em cada aula, enquanto que, nas segundas, ofereceram uma leitura transversal da aprendizagem, elucidando sobre a evolução dos alunos em cada um dos aspetos considerados. As conclusões do estudo mostraram que a prática destes modos são de extrema importância para o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas com o controlo da perceção da forma e do espaço, fundamentais à atividade do arquiteto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T17:54:36Z
2019-05
2019-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40655
url http://hdl.handle.net/10451/40655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 211-220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134482586927104