Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36803 |
Resumo: | Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo. |
id |
UFRGS-2_ece2d2fff79ac23d79ab525e4f2a932d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36803 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jahn, Andrea CraveiroBarreto, Umbelina Maria Duarte2012-01-20T01:21:15Z2011http://hdl.handle.net/10183/36803000818417Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.This paper proposes to highlight the importance of using the design of observation for the development of creative expression in the student's regular school practices in the classroom, from experiments carried out in supervised teaching internship. The text is developed through observation confirming that you can work out the look, and by design, can articulate the visible / sensitive in a way making it intelligible. Through anecdotes and descriptions of exercises will be writing a tool that can be used by the art teacher for the development of artistic learning, as well as to rescue the pleasure of drawing required for students in art class. Affirm the importance of work the student's creative process, so that knowledge is acquired so engaging, from proposals to create classroom learning situations with articulated curricula that enable students to learn the subject content , observing, comparing, recognizing, calculating, discussing, defining ideas, in short, making the student able to recognize their skills and position themselves confidently in front of each challenge proposed in the school environment and that will reflect in their attitude toward the world.application/pdfporArte : EnsinoPercepcao : ArteDesenho de observaçãoArte : CriacaoDesign of observationPerceptionCreative expressionKnowledgeSobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818417.pdf.txt000818417.pdf.txtExtracted Texttext/plain114224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/2/000818417.pdf.txt8bdaeed33bb90943387be75ef41db971MD52ORIGINAL000818417.pdf000818417.pdfTexto completoapplication/pdf16415257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/1/000818417.pdf841b5a1b97f7579003b60661adc59b72MD51THUMBNAIL000818417.pdf.jpg000818417.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/3/000818417.pdf.jpg252e2e5901f80cab992a136c025a6199MD5310183/368032018-10-08 07:56:02.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36803Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
title |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
spellingShingle |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação Jahn, Andrea Craveiro Arte : Ensino Percepcao : Arte Desenho de observação Arte : Criacao Design of observation Perception Creative expression Knowledge |
title_short |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
title_full |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
title_fullStr |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
title_full_unstemmed |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
title_sort |
Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação |
author |
Jahn, Andrea Craveiro |
author_facet |
Jahn, Andrea Craveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jahn, Andrea Craveiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte : Ensino Percepcao : Arte Desenho de observação Arte : Criacao |
topic |
Arte : Ensino Percepcao : Arte Desenho de observação Arte : Criacao Design of observation Perception Creative expression Knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design of observation Perception Creative expression Knowledge |
description |
Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-20T01:21:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36803 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818417 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36803 |
identifier_str_mv |
000818417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/2/000818417.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/1/000818417.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/3/000818417.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bdaeed33bb90943387be75ef41db971 841b5a1b97f7579003b60661adc59b72 252e2e5901f80cab992a136c025a6199 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071816155136 |