Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jahn, Andrea Craveiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36803
Resumo: Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.
id UFRGS-2_ece2d2fff79ac23d79ab525e4f2a932d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36803
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jahn, Andrea CraveiroBarreto, Umbelina Maria Duarte2012-01-20T01:21:15Z2011http://hdl.handle.net/10183/36803000818417Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.This paper proposes to highlight the importance of using the design of observation for the development of creative expression in the student's regular school practices in the classroom, from experiments carried out in supervised teaching internship. The text is developed through observation confirming that you can work out the look, and by design, can articulate the visible / sensitive in a way making it intelligible. Through anecdotes and descriptions of exercises will be writing a tool that can be used by the art teacher for the development of artistic learning, as well as to rescue the pleasure of drawing required for students in art class. Affirm the importance of work the student's creative process, so that knowledge is acquired so engaging, from proposals to create classroom learning situations with articulated curricula that enable students to learn the subject content , observing, comparing, recognizing, calculating, discussing, defining ideas, in short, making the student able to recognize their skills and position themselves confidently in front of each challenge proposed in the school environment and that will reflect in their attitude toward the world.application/pdfporArte : EnsinoPercepcao : ArteDesenho de observaçãoArte : CriacaoDesign of observationPerceptionCreative expressionKnowledgeSobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818417.pdf.txt000818417.pdf.txtExtracted Texttext/plain114224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/2/000818417.pdf.txt8bdaeed33bb90943387be75ef41db971MD52ORIGINAL000818417.pdf000818417.pdfTexto completoapplication/pdf16415257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/1/000818417.pdf841b5a1b97f7579003b60661adc59b72MD51THUMBNAIL000818417.pdf.jpg000818417.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/3/000818417.pdf.jpg252e2e5901f80cab992a136c025a6199MD5310183/368032018-10-08 07:56:02.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36803Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
title Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
spellingShingle Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
Jahn, Andrea Craveiro
Arte : Ensino
Percepcao : Arte
Desenho de observação
Arte : Criacao
Design of observation
Perception
Creative expression
Knowledge
title_short Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
title_full Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
title_fullStr Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
title_full_unstemmed Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
title_sort Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
author Jahn, Andrea Craveiro
author_facet Jahn, Andrea Craveiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jahn, Andrea Craveiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
contributor_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Arte : Ensino
Percepcao : Arte
Desenho de observação
Arte : Criacao
topic Arte : Ensino
Percepcao : Arte
Desenho de observação
Arte : Criacao
Design of observation
Perception
Creative expression
Knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Design of observation
Perception
Creative expression
Knowledge
description Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-20T01:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36803
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818417
url http://hdl.handle.net/10183/36803
identifier_str_mv 000818417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/2/000818417.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/1/000818417.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36803/3/000818417.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bdaeed33bb90943387be75ef41db971
841b5a1b97f7579003b60661adc59b72
252e2e5901f80cab992a136c025a6199
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071816155136