Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlota Bastos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18209
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, resultando do percurso de formação inicial vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, procura-se espelhar as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos e didáticos, os documentos normativos e a ação educativa desempenhada, emergindo numa reflexão indagadora, crítica e contextualizada, numa perspetiva de reconstrução contínua da identidade profissional. Ensinar e cuidar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, implica percecionar os benefícios de um mundo em constante mudança, problematizando-os com o intuito de atribuir significados às experiências de aprendizagem individuais de cada criança. Neste sentido, a equidade assumiu-se como pilar de todo o percurso tanto na planificação de ações assentes no paradigma socioconstrutivista, onde a criança desempenhou um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem como na valorização das suas diferenças, das suas especificidades e dificuldades, por meio a proporcionar momentos ricos e propícios à construção de competências holísticas e a um crescimento global harmonioso. Este documento traduz o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, preconizando o desenvolvimento de práticas inovadoras e diferenciadas em torno da abordagem cíclica da metodologia de investigação-ação, conducentes a um maior entendimento da responsabilidade que advém do perfil duplo de formação docente. Neste seguimento, será notável o contributo do desenvolvimento de atitudes investigativas fulcrais, através de inúmeros momentos de observação, ação, planificação e reflexão, como meio transformador do percurso formativo.
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