Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18209 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, resultando do percurso de formação inicial vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, procura-se espelhar as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos e didáticos, os documentos normativos e a ação educativa desempenhada, emergindo numa reflexão indagadora, crítica e contextualizada, numa perspetiva de reconstrução contínua da identidade profissional. Ensinar e cuidar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, implica percecionar os benefícios de um mundo em constante mudança, problematizando-os com o intuito de atribuir significados às experiências de aprendizagem individuais de cada criança. Neste sentido, a equidade assumiu-se como pilar de todo o percurso tanto na planificação de ações assentes no paradigma socioconstrutivista, onde a criança desempenhou um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem como na valorização das suas diferenças, das suas especificidades e dificuldades, por meio a proporcionar momentos ricos e propícios à construção de competências holísticas e a um crescimento global harmonioso. Este documento traduz o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, preconizando o desenvolvimento de práticas inovadoras e diferenciadas em torno da abordagem cíclica da metodologia de investigação-ação, conducentes a um maior entendimento da responsabilidade que advém do perfil duplo de formação docente. Neste seguimento, será notável o contributo do desenvolvimento de atitudes investigativas fulcrais, através de inúmeros momentos de observação, ação, planificação e reflexão, como meio transformador do percurso formativo. |
id |
RCAP_7df6ca1e73f2c97409494e325e8c8451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoPerfil duplo docenteSupervised educational practiceResearch-action methodologyDual teacher profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, resultando do percurso de formação inicial vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, procura-se espelhar as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos e didáticos, os documentos normativos e a ação educativa desempenhada, emergindo numa reflexão indagadora, crítica e contextualizada, numa perspetiva de reconstrução contínua da identidade profissional. Ensinar e cuidar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, implica percecionar os benefícios de um mundo em constante mudança, problematizando-os com o intuito de atribuir significados às experiências de aprendizagem individuais de cada criança. Neste sentido, a equidade assumiu-se como pilar de todo o percurso tanto na planificação de ações assentes no paradigma socioconstrutivista, onde a criança desempenhou um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem como na valorização das suas diferenças, das suas especificidades e dificuldades, por meio a proporcionar momentos ricos e propícios à construção de competências holísticas e a um crescimento global harmonioso. Este documento traduz o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, preconizando o desenvolvimento de práticas inovadoras e diferenciadas em torno da abordagem cíclica da metodologia de investigação-ação, conducentes a um maior entendimento da responsabilidade que advém do perfil duplo de formação docente. Neste seguimento, será notável o contributo do desenvolvimento de atitudes investigativas fulcrais, através de inúmeros momentos de observação, ação, planificação e reflexão, como meio transformador do percurso formativo.This report is part of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, resulting from the initial training path, experienced in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Thus, we seek to mirror the skills and learning acquired, resulting from the articulation between scientific and didactic knowledge, normative documents and the educational action performed, emerging in an inquiring, critical and contextualized reflection, in a perspective of continuous reconstruction of professional identity. Teaching and caring, from a lifelong learning perspective, implies perceiving the benefits of an ever-changing world, problematizing them in order to attribute meanings to the individual learning experiences of each child. In this sense, equity has been assumed as a pillar of the entire course both in the planning of actions based on the socio constructivist paradigm, where the child played na active role in the teaching and learning process as well as in valuing their differences, their specificities, and difficulties, through providing rich moments conducive to the construction of holistic skills and harmonious global growth. This document translates the collaborative work developed between the dyad, the cooperative teachers, the children, and the institutional supervisors, advocating the development of innovative and differentiated practices around the cyclical approach of the action-research methodology, leading to a greater understanding of the responsibility that comes from the dual profile of teacher training. In this follow-up, it will be remarkable the contribution of the development of central investigative attitudes, through numerous moments of observation, action, planning and reflection, as a means of transforming the formative pathInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Carlota Bastos2021-07-29T13:19:58Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18209TID:202776190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.765733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Correia, Carlota Bastos Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Perfil duplo docente Supervised educational practice Research-action methodology Dual teacher profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Correia, Carlota Bastos |
author_facet |
Correia, Carlota Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Carlota Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Perfil duplo docente Supervised educational practice Research-action methodology Dual teacher profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Perfil duplo docente Supervised educational practice Research-action methodology Dual teacher profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, resultando do percurso de formação inicial vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, procura-se espelhar as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos e didáticos, os documentos normativos e a ação educativa desempenhada, emergindo numa reflexão indagadora, crítica e contextualizada, numa perspetiva de reconstrução contínua da identidade profissional. Ensinar e cuidar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, implica percecionar os benefícios de um mundo em constante mudança, problematizando-os com o intuito de atribuir significados às experiências de aprendizagem individuais de cada criança. Neste sentido, a equidade assumiu-se como pilar de todo o percurso tanto na planificação de ações assentes no paradigma socioconstrutivista, onde a criança desempenhou um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem como na valorização das suas diferenças, das suas especificidades e dificuldades, por meio a proporcionar momentos ricos e propícios à construção de competências holísticas e a um crescimento global harmonioso. Este documento traduz o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, preconizando o desenvolvimento de práticas inovadoras e diferenciadas em torno da abordagem cíclica da metodologia de investigação-ação, conducentes a um maior entendimento da responsabilidade que advém do perfil duplo de formação docente. Neste seguimento, será notável o contributo do desenvolvimento de atitudes investigativas fulcrais, através de inúmeros momentos de observação, ação, planificação e reflexão, como meio transformador do percurso formativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:19:58Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18209 TID:202776190 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18209 |
identifier_str_mv |
TID:202776190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468147982336 |