Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luis Manuel Pereira dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9517
Resumo: Acreditando que a Educação não se faz somente na sala de aula e sabendo da importância das vivências de múltiplas naturezas para a formação integral do aluno e para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, pessoais, interpessoais e culturais, o nosso sistema educativo apresenta na sua componente não curricular a possibilidade das Escolas desenvolverem no seu Projeto Educativo, todo um conjunto de atividades extracurriculares, que exploram os aspetos intelectual, afetivo, social, cultural e lúdico, nomeadamente as que decorrem nos Clubes/Oficinas. Procurou-se em termos de desenvolvimento da criatividade valorizar a expressão espontânea, a procura de soluções originais, diversificadas e alternativas para os problemas, escolher técnicas e instrumentos com intenção expressiva e participar em momentos de improvisação no processo de criação artística. Este projeto de investigação desenvolveu-se na Escola EB 2,3 Professor Doutor Carlos Alberto da Mota Pinto, situada em Lajeosa do Dão, Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, e pretendeu mostrar como os Clubes / Oficinas, espaços não-curriculares, através das suas atividades lúdicas, contribuem para um melhor desenvolvimento da criatividade dos alunos em contexto escolar. Sendo uma Escola inserida em zona socioeconómico e cultural desfavorecida, e como tal, com um maior deficit de cultura artística, pretende-se também analisar de que forma, a arte contemporânea e as novas tecnologias podem fomentar o conhecimento de novas práticas e linguagens expressivas.
id RCAP_7e00578c8041c0b20984888c0c1bb033
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolarEducação artísticaArte digitalCriação artísticaActividades extracurriculares - Viseu (Portugal)Actividades recreativasAcreditando que a Educação não se faz somente na sala de aula e sabendo da importância das vivências de múltiplas naturezas para a formação integral do aluno e para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, pessoais, interpessoais e culturais, o nosso sistema educativo apresenta na sua componente não curricular a possibilidade das Escolas desenvolverem no seu Projeto Educativo, todo um conjunto de atividades extracurriculares, que exploram os aspetos intelectual, afetivo, social, cultural e lúdico, nomeadamente as que decorrem nos Clubes/Oficinas. Procurou-se em termos de desenvolvimento da criatividade valorizar a expressão espontânea, a procura de soluções originais, diversificadas e alternativas para os problemas, escolher técnicas e instrumentos com intenção expressiva e participar em momentos de improvisação no processo de criação artística. Este projeto de investigação desenvolveu-se na Escola EB 2,3 Professor Doutor Carlos Alberto da Mota Pinto, situada em Lajeosa do Dão, Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, e pretendeu mostrar como os Clubes / Oficinas, espaços não-curriculares, através das suas atividades lúdicas, contribuem para um melhor desenvolvimento da criatividade dos alunos em contexto escolar. Sendo uma Escola inserida em zona socioeconómico e cultural desfavorecida, e como tal, com um maior deficit de cultura artística, pretende-se também analisar de que forma, a arte contemporânea e as novas tecnologias podem fomentar o conhecimento de novas práticas e linguagens expressivas.This investigation project stands on a few simple and fundamental premises. The first idea being that education isn’t only made in the classroom; the second, knowing how important multiple natured experiences are in the whole shaping of students and their cognitive, personal, interpersonal and cultural abilities. From this view, our education system is a strong foundation to the development of a wholesome assembly of extracurricular activities that explore all intellectual, emotional, social, cultural and recreational aspects - in particular, those held at school Clubs/Workshops. In the development of creativity, some key objectives were aimed, such as the value of spontaneous expression, the search for original and diverse solutions for problems, the choice of instruments and techniques with expressive intention and the participation in improvisation moments on the artistic creative process. The project took place at the School E.B. 2, 3 Professor Doutor Carlos Alberto da Mota Pinto, located in Lajeosa do Dão, Tondela county, Viseu district. Its essential objective was to show how non-curricular spaces contribute to a better development of the students’ creativity in the school context. The school where it was developed exists in a cultural and socio-economical underprivileged background; as such, it presented a larger deficit in artistic culture and, therefore, a good challenge in understanding how contemporary art and technology are able to promote the learning of new expressive practices and languages.Universidade de Aveiro2013-01-18T12:32:14Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9517porSantos, Luis Manuel Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:17Zoai:ria.ua.pt:10773/9517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:20.253273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
title Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
spellingShingle Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
Santos, Luis Manuel Pereira dos
Educação artística
Arte digital
Criação artística
Actividades extracurriculares - Viseu (Portugal)
Actividades recreativas
title_short Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
title_full Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
title_fullStr Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
title_full_unstemmed Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
title_sort Espaços de criatividade da arte contemporânea em contexto escolar
author Santos, Luis Manuel Pereira dos
author_facet Santos, Luis Manuel Pereira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luis Manuel Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Arte digital
Criação artística
Actividades extracurriculares - Viseu (Portugal)
Actividades recreativas
topic Educação artística
Arte digital
Criação artística
Actividades extracurriculares - Viseu (Portugal)
Actividades recreativas
description Acreditando que a Educação não se faz somente na sala de aula e sabendo da importância das vivências de múltiplas naturezas para a formação integral do aluno e para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, pessoais, interpessoais e culturais, o nosso sistema educativo apresenta na sua componente não curricular a possibilidade das Escolas desenvolverem no seu Projeto Educativo, todo um conjunto de atividades extracurriculares, que exploram os aspetos intelectual, afetivo, social, cultural e lúdico, nomeadamente as que decorrem nos Clubes/Oficinas. Procurou-se em termos de desenvolvimento da criatividade valorizar a expressão espontânea, a procura de soluções originais, diversificadas e alternativas para os problemas, escolher técnicas e instrumentos com intenção expressiva e participar em momentos de improvisação no processo de criação artística. Este projeto de investigação desenvolveu-se na Escola EB 2,3 Professor Doutor Carlos Alberto da Mota Pinto, situada em Lajeosa do Dão, Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, e pretendeu mostrar como os Clubes / Oficinas, espaços não-curriculares, através das suas atividades lúdicas, contribuem para um melhor desenvolvimento da criatividade dos alunos em contexto escolar. Sendo uma Escola inserida em zona socioeconómico e cultural desfavorecida, e como tal, com um maior deficit de cultura artística, pretende-se também analisar de que forma, a arte contemporânea e as novas tecnologias podem fomentar o conhecimento de novas práticas e linguagens expressivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-01-18T12:32:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9517
url http://hdl.handle.net/10773/9517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137515298357248