Habilidades auditivas e linguagem em crianças com implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marisa da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4273
Resumo: Objectivo/tema: O implante coclear é um dispositivo electrónico que proporciona estimulação auditiva, indicado para indivíduos com surdez severa a profunda bilateral com benefícios limitados com aparelhos auditivos convencionais. O desenvolvimento linguístico e auditivo das crianças utilizadoras de implante coclear apresenta diferenças significativas relativamente ao das crianças normo-ouvintes, bem como em função da idade de implantação. Os principais objectivos do estudo foram a investigação relativamente ao desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a nível linguístico e em tarefas de processamento auditivo central e à influência da idade de implantação nos resultados. Método: Participaram neste estudo 10 crianças com surdez profunda bilateral congénita, entre os 7 e os 8 anos de idade, 7 implantadas antes dos 2.5 anos e 3 implantadas após essa idade. Foram avaliadas com os seguintes instrumentos: teste de padrão de frequência, teste de padrão de duração, teste de detecção de intervalo no ruído, teste de fala no ruído, teste de fala filtrada e Grelha de observação da linguagem – nível escolar. Resultados: Os principais resultados do estudo foram: um contributo para a caracterização do desempenho de crianças utilizadoras de implante coclear a nível linguístico e de tarefas de processamento auditivo central; indicadores que apontam para um efeito positivo da precocidade da implantação a nível do desenvolvimento das capacidades referidas; o desenvolvimento de cinco testes que avaliam habilidades auditivas. Discussão: Os resultados deste estudo, no que diz respeito à influência da idade de implantação no desempenho, estão de acordo com os resultados encontrados na literatura. Relativamente ao desempenho em tarefas de processamento auditivo central, encontram-se poucos dados na literatura. Conclusão: Os dados recolhidos apontam para um efeito positivo da precocidade da implantação nos resultados. Novos estudos deverão contemplar amostras de maiores dimensões e com mais faixas etárias.
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