Desenvolvimento das competências auditivas de crianças com implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Sílvia Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13602
Resumo: Objetivo/Tema: Até ao momento, em Português Europeu, são poucos os estudos publicados sobre o desenvolvimento das competências auditivas de crianças com perda auditiva pré-lingual, utilizadoras de implante coclear. Deste modo, os principais objetivos deste estudo foram a análise do desempenho das competências auditivas de crianças com implante coclear, verificando em que medida esse desenvolvimento é similar ao que se observa em crianças normo-ouvintes. Pretendeu-se ainda estudar de que forma a idade auditiva e a idade cronológica afetaram o desempenho das crianças com implante coclear e se as condições em que o estímulo auditivo foi apresentado influenciaram a performance da amostra selecionada. Método: Nesta investigação participaram 17 crianças subdivididas em 2 grupos: grupo normo-ouvinte (n=10) e grupo de implantes cocleares (n=7), ambos os grupos com uma idade auditiva entre os 5 e 24 meses. Para a avaliação das competências auditivas funcionais foi utilizada a versão portuguesa da escala Functional Auditory Performance Indicators (FÁPI): An integrated Approach to Auditory Skill Development. Resultados: Os principais resultados do estudo foram a caracterização do desenvolvimento das competências auditivas de crianças com implante coclear e de crianças normo-ouvintes. Essa caracterização permitiu detetar a seguinte hierarquia de dificuldade de categorias, para ambos os grupos: “CASS”–”LFS”–“FAI”–“DAR”–“CA”–“MACP” e “PAL”. Em todas as categorias houve diferenças significativas, em termos de desempenho, entre os dois grupos em estudo. Também foram reunidos dados que apontam para uma correlação positiva entre a idade auditiva e o desempenho auditivo das crianças com implante coclear. No geral, as condições de apresentação do estímulo auditivo afetaram mais o desempenho das crianças normo-ouvintes do que o das crianças com implante coclear. Discussão: No que diz respeito à comparação de desempenho entre o grupo normo-ouvinte e o grupo de crianças com implante coclear existe alguma incongruência na literatura sobre este tópico. Contudo, relativamente à influência da idade auditiva e das condições de apresentação do estímulo auditivo, no geral, os resultados estão de encontro com a literatura. Conclusão: Os dados recolhidos demonstraram diferenças de desempenho entre os grupos de amostra. Novas investigações deverão incluir um método longitudinal e uma amostra de maior dimensão com mais subgrupos de idade auditiva.
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Método: Nesta investigação participaram 17 crianças subdivididas em 2 grupos: grupo normo-ouvinte (n=10) e grupo de implantes cocleares (n=7), ambos os grupos com uma idade auditiva entre os 5 e 24 meses. Para a avaliação das competências auditivas funcionais foi utilizada a versão portuguesa da escala Functional Auditory Performance Indicators (FÁPI): An integrated Approach to Auditory Skill Development. Resultados: Os principais resultados do estudo foram a caracterização do desenvolvimento das competências auditivas de crianças com implante coclear e de crianças normo-ouvintes. Essa caracterização permitiu detetar a seguinte hierarquia de dificuldade de categorias, para ambos os grupos: “CASS”–”LFS”–“FAI”–“DAR”–“CA”–“MACP” e “PAL”. Em todas as categorias houve diferenças significativas, em termos de desempenho, entre os dois grupos em estudo. Também foram reunidos dados que apontam para uma correlação positiva entre a idade auditiva e o desempenho auditivo das crianças com implante coclear. No geral, as condições de apresentação do estímulo auditivo afetaram mais o desempenho das crianças normo-ouvintes do que o das crianças com implante coclear. Discussão: No que diz respeito à comparação de desempenho entre o grupo normo-ouvinte e o grupo de crianças com implante coclear existe alguma incongruência na literatura sobre este tópico. Contudo, relativamente à influência da idade auditiva e das condições de apresentação do estímulo auditivo, no geral, os resultados estão de encontro com a literatura. Conclusão: Os dados recolhidos demonstraram diferenças de desempenho entre os grupos de amostra. Novas investigações deverão incluir um método longitudinal e uma amostra de maior dimensão com mais subgrupos de idade auditiva.Objetive/Theme: Until now, in European Portuguese, there are few published studies about the development of auditory skills, of children with pre-lingual hearing impairment and cochlear implant users. In this way, the main objectives of this study were to analyze the performance of the auditory skills of children with cochlear implants by checking to what extent this development is similar to that observed in normal-hearing children. It was intended to also study how hearing age and chronological age affected the performance of children with cochlear implants and if the conditions in which the auditory stimulus was presented influenced the performance of the selected sample. Method: In this research participated 17 children divided into 2 groups: normal hearing group (n=10) and cochlear implants group (n=7), both groups with hearing age between 5 and 24 months. To evaluate the functional auditory skills, the portuguese version of the scale Functional Auditory Performance Indicators (FÁPI): An integrated Approach to Auditory Skill Development was used. Results: The main results of the study were to characterize the development of auditory skills of children with cochlear implant and children with normal-hearing. This characterization allowed to detect the following difficulty hierarchy of categories for both groups "CASS" - "LFS" - "FAI" - "DAR" - "CA" - "MACP" and "PAL". In all categories there were significant differences between the performance of the two study groups. There were also collected data that point to a positive correlation between hearing age and auditory performance of children with cochlear implants. Overall, the conditions of presentation of auditory stimuli affected more the performance of normal-hearing children than the children with cochlear implants. Discussion: Regarding to the comparison of performance between the normal-hearing group and the group of children with cochlear implants, there is some inconsistency in the literature on this topic. However, about the influence of hearing age and the conditions of presentation of the auditory stimulus, in general, the results are in agreement with the literature. Conclusion: The collected data showed differences in performance between the sample groups. Further investigations should include a longitudinal method and a bigger sample with more subgroups of hearing age.Universidade de Aveiro2015-03-09T15:15:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13602TID:201593882porQuadros, Sílvia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:49Zoai:ria.ua.pt:10773/13602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:25.762643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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