Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10761
Resumo: O combate ao insucesso académico e escolar faz parte do sistema educativo desde a democratização do ensino em Portugal. As novas realidades sócio económicas que constroem a escola exigem medidas adequadas aos contextos específicos, à escola concreta. Neste âmbito, surgiu o Programa Mais Sucesso Escolar que promoveu a implementação de projetos feitos e aplicados por escolas, com resultados comprovados. O Projeto Fénix foi uma das modalidades colocadas ao dispor das escolas. Assenta numa organização da escola diferente, numa abordagem flexível do currículo e na promoção do sucesso escolar para além do sucesso académico. O presente estudo pretendeu evidenciar que tipo de evolução se registou nos resultados escolares dos alunos em duas das disciplinas intervencionadas. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos alunos manteve as suas classificações ao longo do triénio 2009 – 2012 e que a implementação do projeto promoveu um apoio mais individualizado aos alunos em dificuldades e o desenvolvimento profissional dos professores; #### Abstract: Title: Exploratory study of the results of the implementation of the Phoenix Project – evolution of students’ grades in the subjects of Portuguese Language and Mathematics between 2009 and 2012 in a school from the Alto Alentejo Fighting school failure is a part of the educational system in Portugal since its democratization. The new social and economical realities that compose today’s school demand local and school based responses to the matter. The Program More School Success promoted the implementation of programs built by schools and carried out with a positive outcome. The present study aims to assess the evolution of student’s grades between 2009 and 2012 in the two subjects object of intervention. We have concluded that, in a broader sense, most students maintained their grades between 2009 and 2012 and that the implementation of the project promoted a more individualized support to struggling students and a professional development of the staff.
id RCAP_7e08682a7f16dc53af79d678310baba4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto AlentejoCombate ao insucessoProjeto FénixEvolução dos resultados escolaresO combate ao insucesso académico e escolar faz parte do sistema educativo desde a democratização do ensino em Portugal. As novas realidades sócio económicas que constroem a escola exigem medidas adequadas aos contextos específicos, à escola concreta. Neste âmbito, surgiu o Programa Mais Sucesso Escolar que promoveu a implementação de projetos feitos e aplicados por escolas, com resultados comprovados. O Projeto Fénix foi uma das modalidades colocadas ao dispor das escolas. Assenta numa organização da escola diferente, numa abordagem flexível do currículo e na promoção do sucesso escolar para além do sucesso académico. O presente estudo pretendeu evidenciar que tipo de evolução se registou nos resultados escolares dos alunos em duas das disciplinas intervencionadas. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos alunos manteve as suas classificações ao longo do triénio 2009 – 2012 e que a implementação do projeto promoveu um apoio mais individualizado aos alunos em dificuldades e o desenvolvimento profissional dos professores; #### Abstract: Title: Exploratory study of the results of the implementation of the Phoenix Project – evolution of students’ grades in the subjects of Portuguese Language and Mathematics between 2009 and 2012 in a school from the Alto Alentejo Fighting school failure is a part of the educational system in Portugal since its democratization. The new social and economical realities that compose today’s school demand local and school based responses to the matter. The Program More School Success promoted the implementation of programs built by schools and carried out with a positive outcome. The present study aims to assess the evolution of student’s grades between 2009 and 2012 in the two subjects object of intervention. We have concluded that, in a broader sense, most students maintained their grades between 2009 and 2012 and that the implementation of the project promoted a more individualized support to struggling students and a professional development of the staff.Universidade de Évora2014-02-20T10:08:52Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10761http://hdl.handle.net/10174/10761TID:201232987porfmbr22@hotmail.com229Rosário, Fernanda Manuela Bonecas doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.809909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
title Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
spellingShingle Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
Combate ao insucesso
Projeto Fénix
Evolução dos resultados escolares
title_short Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
title_full Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
title_fullStr Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
title_full_unstemmed Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
title_sort Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
author Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
author_facet Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
dc.subject.por.fl_str_mv Combate ao insucesso
Projeto Fénix
Evolução dos resultados escolares
topic Combate ao insucesso
Projeto Fénix
Evolução dos resultados escolares
description O combate ao insucesso académico e escolar faz parte do sistema educativo desde a democratização do ensino em Portugal. As novas realidades sócio económicas que constroem a escola exigem medidas adequadas aos contextos específicos, à escola concreta. Neste âmbito, surgiu o Programa Mais Sucesso Escolar que promoveu a implementação de projetos feitos e aplicados por escolas, com resultados comprovados. O Projeto Fénix foi uma das modalidades colocadas ao dispor das escolas. Assenta numa organização da escola diferente, numa abordagem flexível do currículo e na promoção do sucesso escolar para além do sucesso académico. O presente estudo pretendeu evidenciar que tipo de evolução se registou nos resultados escolares dos alunos em duas das disciplinas intervencionadas. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos alunos manteve as suas classificações ao longo do triénio 2009 – 2012 e que a implementação do projeto promoveu um apoio mais individualizado aos alunos em dificuldades e o desenvolvimento profissional dos professores; #### Abstract: Title: Exploratory study of the results of the implementation of the Phoenix Project – evolution of students’ grades in the subjects of Portuguese Language and Mathematics between 2009 and 2012 in a school from the Alto Alentejo Fighting school failure is a part of the educational system in Portugal since its democratization. The new social and economical realities that compose today’s school demand local and school based responses to the matter. The Program More School Success promoted the implementation of programs built by schools and carried out with a positive outcome. The present study aims to assess the evolution of student’s grades between 2009 and 2012 in the two subjects object of intervention. We have concluded that, in a broader sense, most students maintained their grades between 2009 and 2012 and that the implementation of the project promoted a more individualized support to struggling students and a professional development of the staff.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T10:08:52Z
2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10761
http://hdl.handle.net/10174/10761
TID:201232987
url http://hdl.handle.net/10174/10761
identifier_str_mv TID:201232987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv fmbr22@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530537644032