Contributo do projeto Fénix no combate ao insucesso escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Edite Maria Silva do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26972
Resumo: A problemática do insucesso escolar tem ocupado um lugar central nas políticas educativas nacionais. Este paradigma nasceu da vontade de democratização do ensino e da inadequação da resposta da Escola perante um público demasiado heterogéneo. À luz das solicitações cada mais prementes de uma sociedade em plena evolução tecnológica, a Escola teve de se reajustar e encontrar soluções na promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos, numa perspetiva democrática e de equidade em educação. O presente trabalho aborda um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas que procurou, através da implementação do Projeto Fénix, reverter um quadro de insucesso escolar. Foca, em particular, o caso de uma Escola Básica do 1ºciclo, que passou de escola de insucesso a escola de sucesso. Pretende perceber a sua trajetória e o contributo do Projeto Fénix na promoção do sucesso escolar, a nível da organização pedagógica e na perspetiva dos vários agentes educativos envolvidos, bem como dos alunos do 4º ano de escolaridade, que iniciaram a metodologia, aquando da sua implementação no agrupamento. Optou-se por uma metodologia de investigação preponderantemente qualitativa, operacionalizada através da aplicação de entrevistas (aos agentes educativos) e de um inquérito (aos alunos), e recorrendo à análise documental dos documentos oficiais e estruturais do Agrupamento de Escolas. O estudo permitiu perceber que a aplicação de um projeto que se baseia principalmente na redefinição de práticas pedagógicas, na diferenciação pedagógica e no modelo de agrupamento de alunos, contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos com baixo rendimento escolar, recorrendo aos recursos existentes na escola
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