Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/112871 |
Resumo: | UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 |
id |
RCAP_7e0b2be6c903e768a8b1a94c365c8d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/112871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19Learning experiences by project in times of COVID 19a case study on documentary heritageum estudo de caso sobre património documentalDocumentary HeritageLearning by projectPersonal archivesHistoriansHistoriadoresArquivospessoaisAprendizagem por projetoPatrimónio DocumentalUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19,apresenta-se o casode aprendizagem porprojeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem,metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) aseleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais seincluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web –webarchives e Europeana, as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspetivas do doador da coleção edo arquivista eas questões ligadas a coleções patrimoniais,desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. Within the scope of the changes caused by the pandemic COVID 19, the learning by project case developed in the Documentary Heritage course of the Master in Heritage at the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa (March-May 2020) is presented. Aiming to participate in the current debate around active learning in Higher Education and the development of skills necessary for the job market, the pedagogical strategies implemented are presented: learning guide, methodology, information resources and results. Two main themes were addressed: (1) the selection and evaluation of the patrimonial value of a set of personal documentation and (2) the various possible approaches throughout this evaluation, which included the problem of personal, scientific and autobiographical archives, the informational behavior of historians, their relationship with information resources on the web -webarchives and Europeana, new ways of publishing in Open Science; the perspectives of the collection donor and the archivist and issues related to heritage collections, from the ephemeral to the digital convergence of collections of archives, libraries and museums.Departamento de História (DH)CHAM - Centro de HumanidadesFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)RUNOchôa, PaulaCosta, RitaDias, CésarTelles, António RibeiroCosta , Ana AndradeCosta, João PedroSilva, HeitorYi , YangBrandão, VítorAlmeida, Ana MartaMartins, FranciscaAlmeida, Cláudia2021-03-01T23:57:27Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112871por2594-7095PURE: 25934168info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:10Zoai:run.unl.pt:10362/112871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:13.417292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 Learning experiences by project in times of COVID 19a case study on documentary heritage um estudo de caso sobre património documental |
title |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
spellingShingle |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 Ochôa, Paula Documentary Heritage Learning by project Personal archives Historians Historiadores Arquivospessoais Aprendizagem por projeto Património Documental |
title_short |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
title_full |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
title_fullStr |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
title_sort |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19 |
author |
Ochôa, Paula |
author_facet |
Ochôa, Paula Costa, Rita Dias, César Telles, António Ribeiro Costa , Ana Andrade Costa, João Pedro Silva, Heitor Yi , Yang Brandão, Vítor Almeida, Ana Marta Martins, Francisca Almeida, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rita Dias, César Telles, António Ribeiro Costa , Ana Andrade Costa, João Pedro Silva, Heitor Yi , Yang Brandão, Vítor Almeida, Ana Marta Martins, Francisca Almeida, Cláudia |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de História (DH) CHAM - Centro de Humanidades Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ochôa, Paula Costa, Rita Dias, César Telles, António Ribeiro Costa , Ana Andrade Costa, João Pedro Silva, Heitor Yi , Yang Brandão, Vítor Almeida, Ana Marta Martins, Francisca Almeida, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentary Heritage Learning by project Personal archives Historians Historiadores Arquivospessoais Aprendizagem por projeto Património Documental |
topic |
Documentary Heritage Learning by project Personal archives Historians Historiadores Arquivospessoais Aprendizagem por projeto Património Documental |
description |
UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-01T23:57:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/112871 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/112871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2594-7095 PURE: 25934168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138034278465536 |