Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ochôa, Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Rita, Dias, César, Telles, António Ribeiro, Costa , Ana Andrade, Costa, João Pedro, Silva, Heitor, Yi , Yang, Brandão, Vítor, Almeida, Ana Marta, Martins, Francisca, Almeida, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/112871
Resumo: UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
id RCAP_7e0b2be6c903e768a8b1a94c365c8d20
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/112871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19Learning experiences by project in times of COVID 19a case study on documentary heritageum estudo de caso sobre património documentalDocumentary HeritageLearning by projectPersonal archivesHistoriansHistoriadoresArquivospessoaisAprendizagem por projetoPatrimónio DocumentalUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19,apresenta-se o casode aprendizagem porprojeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem,metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) aseleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais seincluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web –webarchives e Europeana, as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspetivas do doador da coleção edo arquivista eas questões ligadas a coleções patrimoniais,desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. Within the scope of the changes caused by the pandemic COVID 19, the learning by project case developed in the Documentary Heritage course of the Master in Heritage at the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa (March-May 2020) is presented. Aiming to participate in the current debate around active learning in Higher Education and the development of skills necessary for the job market, the pedagogical strategies implemented are presented: learning guide, methodology, information resources and results. Two main themes were addressed: (1) the selection and evaluation of the patrimonial value of a set of personal documentation and (2) the various possible approaches throughout this evaluation, which included the problem of personal, scientific and autobiographical archives, the informational behavior of historians, their relationship with information resources on the web -webarchives and Europeana, new ways of publishing in Open Science; the perspectives of the collection donor and the archivist and issues related to heritage collections, from the ephemeral to the digital convergence of collections of archives, libraries and museums.Departamento de História (DH)CHAM - Centro de HumanidadesFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)RUNOchôa, PaulaCosta, RitaDias, CésarTelles, António RibeiroCosta , Ana AndradeCosta, João PedroSilva, HeitorYi , YangBrandão, VítorAlmeida, Ana MartaMartins, FranciscaAlmeida, Cláudia2021-03-01T23:57:27Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112871por2594-7095PURE: 25934168info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:10Zoai:run.unl.pt:10362/112871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:13.417292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
Learning experiences by project in times of COVID 19a case study on documentary heritage
um estudo de caso sobre património documental
title Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
spellingShingle Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
Ochôa, Paula
Documentary Heritage
Learning by project
Personal archives
Historians
Historiadores
Arquivospessoais
Aprendizagem por projeto
Património Documental
title_short Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
title_full Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
title_fullStr Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
title_full_unstemmed Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
title_sort Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19
author Ochôa, Paula
author_facet Ochôa, Paula
Costa, Rita
Dias, César
Telles, António Ribeiro
Costa , Ana Andrade
Costa, João Pedro
Silva, Heitor
Yi , Yang
Brandão, Vítor
Almeida, Ana Marta
Martins, Francisca
Almeida, Cláudia
author_role author
author2 Costa, Rita
Dias, César
Telles, António Ribeiro
Costa , Ana Andrade
Costa, João Pedro
Silva, Heitor
Yi , Yang
Brandão, Vítor
Almeida, Ana Marta
Martins, Francisca
Almeida, Cláudia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de História (DH)
CHAM - Centro de Humanidades
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ochôa, Paula
Costa, Rita
Dias, César
Telles, António Ribeiro
Costa , Ana Andrade
Costa, João Pedro
Silva, Heitor
Yi , Yang
Brandão, Vítor
Almeida, Ana Marta
Martins, Francisca
Almeida, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Documentary Heritage
Learning by project
Personal archives
Historians
Historiadores
Arquivospessoais
Aprendizagem por projeto
Património Documental
topic Documentary Heritage
Learning by project
Personal archives
Historians
Historiadores
Arquivospessoais
Aprendizagem por projeto
Património Documental
description UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-01T23:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/112871
url http://hdl.handle.net/10362/112871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2594-7095
PURE: 25934168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138034278465536