Conhecer para intervir – A saúde dos adolescentes no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5552 |
Resumo: | A adolescência pode ser considerada como uma fase do desenvolvimento crítica e desa-fiadora na vida de um jovem, onde os comportamentos não saudáveis podem ter consequên-cias graves. Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária em saúde escolar, dirigido aos alunos do 10º ano de escolaridade de um concelho do Sotavento algarvio, com o objetivo de promover comportamentos saudáveis. Foram seguidas as etapas da Metodologia do Planeamento em Saúde e realizado um es-tudo exploratório, com questionário. A análise dos questionários permitiu identificar como principal problema dos jovens alu-nos do 10º ano sinais de mau estar psicológico, mais prevalente nas raparigas. O consumo de álcool, tabaco, cannabis e o comportamento sexual foram identificados, mas com menor ex-pressão. Estabeleceu-se um projeto de intervenção para dar resposta aos problemas/necessi-dades e construiu-se um Guia para a intervenção da equipa de saúde escolar. Torna-se essencial a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e saúde pública, desenvolvendo estratégias de promoção da saúde e capacitação dos adoles-centes para a adoção de comportamentos saudáveis. |
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A adolescência pode ser considerada como uma fase do desenvolvimento crítica e desa-fiadora na vida de um jovem, onde os comportamentos não saudáveis podem ter consequên-cias graves. Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária em saúde escolar, dirigido aos alunos do 10º ano de escolaridade de um concelho do Sotavento algarvio, com o objetivo de promover comportamentos saudáveis. Foram seguidas as etapas da Metodologia do Planeamento em Saúde e realizado um es-tudo exploratório, com questionário. A análise dos questionários permitiu identificar como principal problema dos jovens alu-nos do 10º ano sinais de mau estar psicológico, mais prevalente nas raparigas. O consumo de álcool, tabaco, cannabis e o comportamento sexual foram identificados, mas com menor ex-pressão. Estabeleceu-se um projeto de intervenção para dar resposta aos problemas/necessi-dades e construiu-se um Guia para a intervenção da equipa de saúde escolar. Torna-se essencial a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e saúde pública, desenvolvendo estratégias de promoção da saúde e capacitação dos adoles-centes para a adoção de comportamentos saudáveis. |
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