Racionalização do planeamento operacional na MGC Transportes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11464 |
Resumo: | O presente projeto aborda o problema do planeamento operacional de transporte coletivo urbano numa empresa privada de média dimensão, a MGC Transportes. Dado o baixo poder de compra dos consumidores e a diminuta capacidade das empresas para o investimento, reforça-se a necessidade de reduzir custos e é nesse contexto que surge o trabalho realizado. As empresas transportadoras procuram, mais do que nunca, garantir a utilização eficiente de recursos como fonte de vantagem competitiva. O principal objetivo passa por, mantendo a mesma oferta, redesenhar com o auxílio de software especializado o serviço de viaturas e motoristas, na procura de soluções mais económicas do que as atuais. Trata-se de um problema complexo, apesar de bem conhecido, cuja resolução envolve frequentemente uma elevada dose de experimentação, no sentido de observar o comportamento do sistema face a cenários alternativos. Em relação ao que é praticado atualmente, a principal melhoria resulta da alocação adequada dos tipos de contrato aos serviços de tripulante, elevando o tempo efetivo de condução relativamente ao tempo que é pago, no sentido de minimizar os custos para a empresa. Os resultados positivos resultam também de um melhor aproveitamento da atividade das viaturas e da redução dos seus percursos em vazio. Foram alcançadas soluções vantajosas (poupanças até 6,3% dos custos operacionais variáveis) para vários cenários possíveis: sem rendição, com rendição parcial (só nas linhas da operação Andante) e com rendição total. Para todas elas são descritos os custos associados e são efetuadas comparações. |
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Racionalização do planeamento operacional na MGC TransportesGestão industrialTransportes: PlaneamentoTransportes públicosO presente projeto aborda o problema do planeamento operacional de transporte coletivo urbano numa empresa privada de média dimensão, a MGC Transportes. Dado o baixo poder de compra dos consumidores e a diminuta capacidade das empresas para o investimento, reforça-se a necessidade de reduzir custos e é nesse contexto que surge o trabalho realizado. As empresas transportadoras procuram, mais do que nunca, garantir a utilização eficiente de recursos como fonte de vantagem competitiva. O principal objetivo passa por, mantendo a mesma oferta, redesenhar com o auxílio de software especializado o serviço de viaturas e motoristas, na procura de soluções mais económicas do que as atuais. Trata-se de um problema complexo, apesar de bem conhecido, cuja resolução envolve frequentemente uma elevada dose de experimentação, no sentido de observar o comportamento do sistema face a cenários alternativos. Em relação ao que é praticado atualmente, a principal melhoria resulta da alocação adequada dos tipos de contrato aos serviços de tripulante, elevando o tempo efetivo de condução relativamente ao tempo que é pago, no sentido de minimizar os custos para a empresa. Os resultados positivos resultam também de um melhor aproveitamento da atividade das viaturas e da redução dos seus percursos em vazio. Foram alcançadas soluções vantajosas (poupanças até 6,3% dos custos operacionais variáveis) para vários cenários possíveis: sem rendição, com rendição parcial (só nas linhas da operação Andante) e com rendição total. Para todas elas são descritos os custos associados e são efetuadas comparações.This project concerns the operational planning of urban mass transit in a medium-sized private company, MGC Transportes. The consumers’ loss of purchasing power and the companies’ lower ability to invest reinforce the need to reduce costs. The work done arises in this context. Transporting companies seek, more than ever, to ensure the efficient use of resources as a source of competitive advantage. The main objective is to, maintaining the same supply, reorganize the vehicle and crew scheduling with specialized software assistance, seeking for more economical solutions than the ones in practice nowadays. Although well-known, it’s a complex problem in which the resolution involves high volume of experimentation in order to analyze the system behavior under alternative scenarios. Compared with the current company practice, the main improvement consists in the proper allocation of contracts to the bus driver’s duties by increasing the effective driving time in relation to the time that is paid, in order to minimize the costs. The positive results are also achieved with a better vehicle utilization and a reduction in their non-productive journeys. Beneficial solutions were achieved (savings up to 6,3% of the operational variable costs) for many possible scenarios: no crew exchange, partial crew exchange (only in Andante lines) and total crew exchange. The associated costs are described for every built solution and also its comparisons with the actual practice.Universidade de Aveiro2013-11-27T15:53:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11464TID:201574667porSá, Fernando Manuel Lemos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:39Zoai:ria.ua.pt:10773/11464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:52.926577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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