FlavourGame: design de personagens dramáticos para serious games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Dalila Maria Branco Mauriz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32677
Resumo: O incremento progressivo das doenças associadas à má alimentação é uma realidade e, no caso das crianças, fará com que coloque em risco o crescimento equilibrado destas. Deste modo, é cada vez mais uma opção influenciar as crianças a comer de forma divertida e que, ao mesmo tempo, retenham conhecimentos fundamentais para a sua vida, através dos jogos. A partir desta visão, o projeto FlavourGame caracteriza-se por ser um serious game com o intuito de promover e motivar a discussão em torno do tema da nutrição, mais concretamente nas escolhas alimentares das crianças. FlavourGame, é assim um projeto que interseta a área das artes, tecnologia, comunicação e saúde. Paralelamente à prototipagem e construção do jogo físico e digital, foram criadas as personagens e a narrativa associada a estas. No que diz respeito à questão de investigação, procurou-se responder à pergunta: Que tipo de caracterização requer o design de personagens para jogos narrativos? Posto isto, foi realizado um levantamento bibliográfico com o intuito de analisar a narrativa, dramatização e as personagens, bem como a sua conceção. Consequentemente, a criação de personagens é um dos tópicos analisados e posto em prática devido à sua importância no projeto. Assim sendo, foram criadas as personagens heroicas e as personagens com o papel de inimigos, bem como as narrativas associadas a cada personagem de modo a potenciar a canalização da narrativa no jogo. No que diz respeito à metodologia abordada, seguiu-se uma metodologia projetual e exploratória. Uma análise qualitativa será predominante neste estudo. A realização de testes iniciais e testes finais, através de entrevistas, foram fases fulcrais no decorrer do projeto, já que a opinião do público, ou seja, as crianças dos 10 aos 12 anos, é um fator a ter em consideração para a conceção e melhoria de cada personagem. Através do entusiasmo e do feedback dos participantes, pôde-se constatar que as várias sugestões são um meio fulcral para a melhoria continua das personagens do jogo e que estas foram ao encontro das expectativas das crianças.
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