O jogo dramatico em sindrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Angelina Garcia
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093
Resumo: Orientador: Sylvia Monica Allende Serra
id UNICAMP-30_09eff59ed9bce68bb8ba7d9db62fab9b
oai_identifier_str oai::112888
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O jogo dramatico em sindrome de DownDown, Síndrome deArte e educaçãoDramatizaçãoOrientador: Sylvia Monica Allende SerraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A idéia inicial deste estudo, teve origem na comparação entre dados literários sobre a dificuldade de imaginação em Síndrome de Down e as observações da pesquisadora sobre o desempenho de crianças portadoras desta síndrome, em situação de jogo dramático. A Síndrome de Down é causada por um acidente genético no cromossomo 21, que compromete o sistema nervoso central, trazendo como consequência, retardo mental, hipotonia generalizada e flacidez ligamentar, influenciando o desempenho psico-social e cognitivo dos seus portadores. Ao lado disto, as características faciais destes indivíduos torna-os especiais, dentre os considerados normais. Dados literários apontam que há um retardo de todas as aquisições em Síndrome de Down e que, embora mais tarde, estas crianças percorrem as mesmas etapas esperadas para crianças consideradas normais. O jogo dramático é uma atividade que ocorre com crianças entre os 3 e 11 anos quando, em interações entre si e com os materiais, elas criam situações imaginárias. Do início da idade pré-escolar até o final da idade escolar, o jogo dramático infantil vai se transformando, de acordo com as necessidades e tendências das crianças, assim como pelos incentivos a que são expostas. Entre as várias funções que a literatura delega a esta atividade, destacamos o estímulo à imaginação e a possibilidade de interagir com a realidade sócio-cultural em que estão inseridas, através da representação de papéis, podendo assim, compreender melhor esta realidade, refletir sobre ela e transformá-Ia de acordo com as suas necessidades. São poucos os estudos sobre a atividade lúdica em Síndrome de Down, e estes dizem respeito à capacidade das crianças em criar mais ou menos "substitutos simbólicos" para os objetos e gerar mais ou menos "idéias", quando brincam de fazer-de-conta. Entre os fatores que comprometem a imaginação está a dificuldade de síntese que estes indivíduos apresentam. Para realizar este estudo, partimos do pressuposto que uma intervenção com propostas efetivas do adulto, no processo de construção do jogo de crianças com Síndrome de Down, pudesse garantir a elas um maior domínio desta atividade e as possibilidades interativas e de síntese que o jogo permite. A partir da análise dos dados colhidos em 13 sessões de jogos, realizados por um grupo formado por oito crianças portadoras de Síndrome de Down, pudemos concluir que as crianças estudadas foram capazes de incorporar a estrutura dramática do jogo, utilizando-a para realizar os seus próprios jogos improvisados, independentes do adultoAbstract: Not informed.MestradoMestre em Artes[s.n.]Serra, Monica Allende, 1944-Torezan, Ana MariaSilva, Eusébio Lobo daUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Angelina Garcia1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf80 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093PEREIRA, Angelina Garcia. O jogo dramatico em sindrome de Down. 1996. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/112888porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T15:53:16Zoai::112888Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-11T15:53:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo dramatico em sindrome de Down
title O jogo dramatico em sindrome de Down
spellingShingle O jogo dramatico em sindrome de Down
Pereira, Angelina Garcia
Down, Síndrome de
Arte e educação
Dramatização
title_short O jogo dramatico em sindrome de Down
title_full O jogo dramatico em sindrome de Down
title_fullStr O jogo dramatico em sindrome de Down
title_full_unstemmed O jogo dramatico em sindrome de Down
title_sort O jogo dramatico em sindrome de Down
author Pereira, Angelina Garcia
author_facet Pereira, Angelina Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Monica Allende, 1944-
Torezan, Ana Maria
Silva, Eusébio Lobo da
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Angelina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Down, Síndrome de
Arte e educação
Dramatização
topic Down, Síndrome de
Arte e educação
Dramatização
description Orientador: Sylvia Monica Allende Serra
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093
PEREIRA, Angelina Garcia. O jogo dramatico em sindrome de Down. 1996. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093
identifier_str_mv PEREIRA, Angelina Garcia. O jogo dramatico em sindrome de Down. 1996. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584093. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/112888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
80 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138321974165504