Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Paulo César Filipe de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14095
Resumo: O estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional.
id RCAP_7e2a44b7a5c2bd14575750e5a81dc2a0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António DamásioEstágio pedagógicoEducação FísicaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoPedagogical internshipPhysical EducationTeaching-learning processReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional.The pedagogical internship, characterized by a continuous learning process, has a decisive role of integrating the trainees in the professional context. By presenting the reality of teaching to the future teacher, the internship allows him to acquire a set of skills indispensables in overcoming the difficulties inherent to the teaching profession. This report reflects, in a reflexive and critical way, all the activities developed in the pedagogical internship in Physical Education, with the main focus being the analysis of the whole formation process developed in the four intervention areas: organization and management of teaching and learning; innovation and pedagogical research; in school participation; and relationship with the community. Being so, this document presents itself as the end product of all my formative development, reporting all the experienced difficulties and the strategies found to overcome them. Being developed individually and collectively, the translation of this work into a gain of fundamental skills for my professional future is of relevant importance.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaJesus, Paulo César Filipe de2017-09-15T09:44:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14095TID:201701839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.107928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
title Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
Jesus, Paulo César Filipe de
Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
title_full Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
title_sort Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
author Jesus, Paulo César Filipe de
author_facet Jesus, Paulo César Filipe de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Paulo César Filipe de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T09:44:10Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14095
TID:201701839
url http://hdl.handle.net/10400.5/14095
identifier_str_mv TID:201701839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086669742080