Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14095 |
Resumo: | O estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional. |
id |
RCAP_7e2a44b7a5c2bd14575750e5a81dc2a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António DamásioEstágio pedagógicoEducação FísicaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoPedagogical internshipPhysical EducationTeaching-learning processReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional.The pedagogical internship, characterized by a continuous learning process, has a decisive role of integrating the trainees in the professional context. By presenting the reality of teaching to the future teacher, the internship allows him to acquire a set of skills indispensables in overcoming the difficulties inherent to the teaching profession. This report reflects, in a reflexive and critical way, all the activities developed in the pedagogical internship in Physical Education, with the main focus being the analysis of the whole formation process developed in the four intervention areas: organization and management of teaching and learning; innovation and pedagogical research; in school participation; and relationship with the community. Being so, this document presents itself as the end product of all my formative development, reporting all the experienced difficulties and the strategies found to overcome them. Being developed individually and collectively, the translation of this work into a gain of fundamental skills for my professional future is of relevant importance.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaJesus, Paulo César Filipe de2017-09-15T09:44:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14095TID:201701839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.107928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio Jesus, Paulo César Filipe de Estágio pedagógico Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Pedagogical internship Physical Education Teaching-learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
author |
Jesus, Paulo César Filipe de |
author_facet |
Jesus, Paulo César Filipe de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Paulo César Filipe de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Pedagogical internship Physical Education Teaching-learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Pedagogical internship Physical Education Teaching-learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico, caraterizado por um processo de aprendizagem contínuo, possui um papel decisivo na integração dos estagiários em contexto profissional. Ao apresentar a realidade do ensino, o estágio possibilita ao futuro professor a aquisição de um conjunto de competências indispensáveis na ultrapassagem das dificuldades inerentes à profissão de docente. O presente relatório retrata, de uma forma reflexiva e crítica, todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, e tem, como principal foco, a análise de todo o processo de formação desenvolvido nas quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola; e relação com a comunidade. Assim, este documento apresenta-se como o produto final de todo o meu desenvolvimento formativo, relatando as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas as para superar. Sendo este um trabalho desenvolvido individualmente e em grupo, é de realçar a sua tradução num ganho de competências fundamentais para o meu futuro profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-15T09:44:10Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14095 TID:201701839 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14095 |
identifier_str_mv |
TID:201701839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131086669742080 |