Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Afonso de Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10021
Resumo: O policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes.
id RCAP_7e2c4c68a5b9f81595589adcf6f2a643
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola SeguraPrograma escola seguraPoliciamento escolarSegurança -- SecurityPrevenção de conflitos -- Conflict preventionSchool policingO policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes.School policing as become the main answer of the Portuguese Government to the problems relating to insecurity in school settings. For that purpose, police officers serving under Programa Escola Segura are expected to perform a broad police mandate that covers a wide range of activities, such as school patrolling or giving safety lectures. This master thesis as the goal of providing an understanding of this police program by providing an ethnographic account of the way these police officers manage the tasks and objectives they have been assigned. Consistently, what the ethnographic notes showed was the exercise of a specific kind of police work, imposed by the nature of the community police model and the characteristics of the subjects of policing (children and adolescents). Prevention work was an important feature of this analysis, due to its importance in these officers’ daily routines.2015-10-27T15:31:44Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10021TID:201076870porBento, Afonso de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:42.787516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
title Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
spellingShingle Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
Bento, Afonso de Castro
Programa escola segura
Policiamento escolar
Segurança -- Security
Prevenção de conflitos -- Conflict prevention
School policing
title_short Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
title_full Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
title_fullStr Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
title_full_unstemmed Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
title_sort Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: o Programa Escola Segura
author Bento, Afonso de Castro
author_facet Bento, Afonso de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Afonso de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Programa escola segura
Policiamento escolar
Segurança -- Security
Prevenção de conflitos -- Conflict prevention
School policing
topic Programa escola segura
Policiamento escolar
Segurança -- Security
Prevenção de conflitos -- Conflict prevention
School policing
description O policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27T15:31:44Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10021
TID:201076870
url http://hdl.handle.net/10071/10021
identifier_str_mv TID:201076870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134888496988160