Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4698
Resumo: III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.
id RCAP_7e332fff386c8429009e6d9032f7fda1
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro anoEnsino a DistânciaE-learningFormação de ProfessoresIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.A presente comunicação aborda um estudo sobre uma experiência de ensino a distância (EaD) no contexto dos cursos de formação inicial de professores oferecidos por uma universidade portuguesa. Apesar de esses cursos serem presenciais, algumas disciplinas têm sido, total ou parcialmente, lecionadas online, sendo essa lecionação baseada no modelo MAPE. Após uma explicação sobre as características deste modelo, a comunicação foca a questão específica da adaptação do mesmo aos alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura. Considerando que se tem verificado uma menor satisfação desses alunos, comparativamente a alunos de anos mais avançados do mesmo curso e a alunos de mestrado, o recorte do estudo aqui apresentado norteia-se por dois objetivos: (1) compreender a evolução da satisfação dos alunos do primeiro ano relativamente ao modelo MAPE; (2) discutir as sucessivas adaptações do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. A metodologia de investigação assentou na análise das respostas dos alunos a questionários online, entre os anos académicos de 2014/15 e 2017/18. Os resultados sugerem a existência de algumas melhorias na satisfação dos alunos ao longo dos referidos anos. Alguns dados relativos a sugestões de alteração de determinados aspetos da lecionação encorajam um esforço de continuação da adaptação do modelo aos referidos alunos.Even3Repositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2018-05-22T17:14:08Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4698porSousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil.2317-1065info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:55Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:02.383357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
title Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
spellingShingle Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
Sousa, Francisco
Ensino a Distância
E-learning
Formação de Professores
title_short Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
title_full Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
title_fullStr Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
title_full_unstemmed Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
title_sort Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
author Sousa, Francisco
author_facet Sousa, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância
E-learning
Formação de Professores
topic Ensino a Distância
E-learning
Formação de Professores
description III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-22T17:14:08Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4698
url http://hdl.handle.net/10400.3/4698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil.
2317-1065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550199721033728