Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4698 |
Resumo: | III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018. |
id |
RCAP_7e332fff386c8429009e6d9032f7fda1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro anoEnsino a DistânciaE-learningFormação de ProfessoresIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.A presente comunicação aborda um estudo sobre uma experiência de ensino a distância (EaD) no contexto dos cursos de formação inicial de professores oferecidos por uma universidade portuguesa. Apesar de esses cursos serem presenciais, algumas disciplinas têm sido, total ou parcialmente, lecionadas online, sendo essa lecionação baseada no modelo MAPE. Após uma explicação sobre as características deste modelo, a comunicação foca a questão específica da adaptação do mesmo aos alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura. Considerando que se tem verificado uma menor satisfação desses alunos, comparativamente a alunos de anos mais avançados do mesmo curso e a alunos de mestrado, o recorte do estudo aqui apresentado norteia-se por dois objetivos: (1) compreender a evolução da satisfação dos alunos do primeiro ano relativamente ao modelo MAPE; (2) discutir as sucessivas adaptações do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. A metodologia de investigação assentou na análise das respostas dos alunos a questionários online, entre os anos académicos de 2014/15 e 2017/18. Os resultados sugerem a existência de algumas melhorias na satisfação dos alunos ao longo dos referidos anos. Alguns dados relativos a sugestões de alteração de determinados aspetos da lecionação encorajam um esforço de continuação da adaptação do modelo aos referidos alunos.Even3Repositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2018-05-22T17:14:08Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4698porSousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil.2317-1065info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:55Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:02.383357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
title |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
spellingShingle |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano Sousa, Francisco Ensino a Distância E-learning Formação de Professores |
title_short |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
title_full |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
title_fullStr |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
title_full_unstemmed |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
title_sort |
Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano |
author |
Sousa, Francisco |
author_facet |
Sousa, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a Distância E-learning Formação de Professores |
topic |
Ensino a Distância E-learning Formação de Professores |
description |
III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-22T17:14:08Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4698 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil. 2317-1065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550199721033728 |