Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36007 https://doi.org/Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 |
Resumo: | Este artigo, parte integrante de um relatório de mestrado em Artes Visuais, escrito na primeira pessoa, descreve o processo pessoal de criação de uma carreira artesanal e artística de figurado em barro e caricaturas, pelo autor, que sem nunca antes se ter dedicado à arte o começa a fazer por um misto de deslumbre e necessidade. Além do percurso artístico e profissional, onde descreve processos, sucessos e dificuldades mostra-nos o que foram a conceção e edificação de projetos como a Galeria Oficina e posteriormente a Aldeia da Terra. Se a primeira se tratava de um pequeno atelier artístico aberto ao publico turístico na cidade de Évora, Portugal, a segunda tratou-se de um projeto de autor de maior envergadura. Um pequeno parque temático jardim de esculturas de esculturas cerâmicas com 3.000m2 pelo autor Tiago Cabeça, que reproduzia e caricaturava uma aldeia rural imaginada, cheia de personagens, casinhas, veículos e idiossincrasias do quotidiano. Como uma banda desenhada a três dimensões elaborada em barro. Este projeto, levado a cabo com apoios europeus do PRODER para o desenvolvimento das regiões rurais, teve lugar em Arraiolos, distrito de Évora, região Alentejo, em Portugal. Esteve aberto de 2011 a 2017, contou com mais de sessenta mil visitantes pagantes no período. Foi declarado de “Interesse Cultural” pelo Ministério da Cultura, por quatro biénios consecutivos e por quatro Ministros da cultura portugueses diferentes. O autor encerrou-lhe portas em 2017 desencantado, e desde então tem usado também esta experiência e informação no desenvolvimento da sua investigação em História de Arte, na tese “O “Artesanato” como processo criativo: o exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade”. |
id |
RCAP_7e35a974b9962d072f4048fff345fe8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística.CerâmicaAldeia da TerraArtesanatoCriatividadeCaricaturaEste artigo, parte integrante de um relatório de mestrado em Artes Visuais, escrito na primeira pessoa, descreve o processo pessoal de criação de uma carreira artesanal e artística de figurado em barro e caricaturas, pelo autor, que sem nunca antes se ter dedicado à arte o começa a fazer por um misto de deslumbre e necessidade. Além do percurso artístico e profissional, onde descreve processos, sucessos e dificuldades mostra-nos o que foram a conceção e edificação de projetos como a Galeria Oficina e posteriormente a Aldeia da Terra. Se a primeira se tratava de um pequeno atelier artístico aberto ao publico turístico na cidade de Évora, Portugal, a segunda tratou-se de um projeto de autor de maior envergadura. Um pequeno parque temático jardim de esculturas de esculturas cerâmicas com 3.000m2 pelo autor Tiago Cabeça, que reproduzia e caricaturava uma aldeia rural imaginada, cheia de personagens, casinhas, veículos e idiossincrasias do quotidiano. Como uma banda desenhada a três dimensões elaborada em barro. Este projeto, levado a cabo com apoios europeus do PRODER para o desenvolvimento das regiões rurais, teve lugar em Arraiolos, distrito de Évora, região Alentejo, em Portugal. Esteve aberto de 2011 a 2017, contou com mais de sessenta mil visitantes pagantes no período. Foi declarado de “Interesse Cultural” pelo Ministério da Cultura, por quatro biénios consecutivos e por quatro Ministros da cultura portugueses diferentes. O autor encerrou-lhe portas em 2017 desencantado, e desde então tem usado também esta experiência e informação no desenvolvimento da sua investigação em História de Arte, na tese “O “Artesanato” como processo criativo: o exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade”.Patrimônio Cultural de João Pinheiro2024-01-11T13:06:13Z2024-01-112022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/36007https://doi.org/Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694http://hdl.handle.net/10174/36007https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694portgcabeca@uevora.pt713Cabeça, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:49:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:44.128638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
title |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
spellingShingle |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. Cabeça, Paulo Cerâmica Aldeia da Terra Artesanato Criatividade Caricatura |
title_short |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
title_full |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
title_fullStr |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
title_full_unstemmed |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
title_sort |
Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
author |
Cabeça, Paulo |
author_facet |
Cabeça, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabeça, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerâmica Aldeia da Terra Artesanato Criatividade Caricatura |
topic |
Cerâmica Aldeia da Terra Artesanato Criatividade Caricatura |
description |
Este artigo, parte integrante de um relatório de mestrado em Artes Visuais, escrito na primeira pessoa, descreve o processo pessoal de criação de uma carreira artesanal e artística de figurado em barro e caricaturas, pelo autor, que sem nunca antes se ter dedicado à arte o começa a fazer por um misto de deslumbre e necessidade. Além do percurso artístico e profissional, onde descreve processos, sucessos e dificuldades mostra-nos o que foram a conceção e edificação de projetos como a Galeria Oficina e posteriormente a Aldeia da Terra. Se a primeira se tratava de um pequeno atelier artístico aberto ao publico turístico na cidade de Évora, Portugal, a segunda tratou-se de um projeto de autor de maior envergadura. Um pequeno parque temático jardim de esculturas de esculturas cerâmicas com 3.000m2 pelo autor Tiago Cabeça, que reproduzia e caricaturava uma aldeia rural imaginada, cheia de personagens, casinhas, veículos e idiossincrasias do quotidiano. Como uma banda desenhada a três dimensões elaborada em barro. Este projeto, levado a cabo com apoios europeus do PRODER para o desenvolvimento das regiões rurais, teve lugar em Arraiolos, distrito de Évora, região Alentejo, em Portugal. Esteve aberto de 2011 a 2017, contou com mais de sessenta mil visitantes pagantes no período. Foi declarado de “Interesse Cultural” pelo Ministério da Cultura, por quatro biénios consecutivos e por quatro Ministros da cultura portugueses diferentes. O autor encerrou-lhe portas em 2017 desencantado, e desde então tem usado também esta experiência e informação no desenvolvimento da sua investigação em História de Arte, na tese “O “Artesanato” como processo criativo: o exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2024-01-11T13:06:13Z 2024-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36007 https://doi.org/Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 http://hdl.handle.net/10174/36007 https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36007 https://doi.org/Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
tgcabeca@uevora.pt 713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio Cultural de João Pinheiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio Cultural de João Pinheiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136943332655104 |