A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreño, Juliana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cosme, Keven de Oliveira, Monteiro, Angela Xavier, Pinto, Adriana Beatriz Silveira, Pierantoni, Célia Regina, Passos, Shirley Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48451
https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961
https://doi.org/10.55267/rtic/13961
Resumo: A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19.
id RCAP_7e3f53617fdec4ebc454253484c5daeb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021Tecnologia da informaçãoEducação continuadaEducação a DistânciaCOVID-19A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19.info:eu-repo/semantics/publishedVersionIADITI Editions2023-12-10T09:21:49Z2023-12-102023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10400.26/48451https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961http://hdl.handle.net/10400.26/48451https://doi.org/10.55267/rtic/13961por2184-7665https://www.rtic-journal.com//article/the-offer-of-permanent-health-education-courses-offered-by-the-technologies-of-virtual-learning-13961http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPedreño, Juliana dos SantosCosme, Keven de OliveiraMonteiro, Angela XavierPinto, Adriana Beatriz SilveiraPierantoni, Célia ReginaPassos, Shirley Maria de Araújoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T06:26:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:37.934805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
title A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
spellingShingle A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
Pedreño, Juliana dos Santos
Tecnologia da informação
Educação continuada
Educação a Distância
COVID-19
title_short A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
title_full A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
title_fullStr A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
title_full_unstemmed A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
title_sort A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
author Pedreño, Juliana dos Santos
author_facet Pedreño, Juliana dos Santos
Cosme, Keven de Oliveira
Monteiro, Angela Xavier
Pinto, Adriana Beatriz Silveira
Pierantoni, Célia Regina
Passos, Shirley Maria de Araújo
author_role author
author2 Cosme, Keven de Oliveira
Monteiro, Angela Xavier
Pinto, Adriana Beatriz Silveira
Pierantoni, Célia Regina
Passos, Shirley Maria de Araújo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreño, Juliana dos Santos
Cosme, Keven de Oliveira
Monteiro, Angela Xavier
Pinto, Adriana Beatriz Silveira
Pierantoni, Célia Regina
Passos, Shirley Maria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Educação continuada
Educação a Distância
COVID-19
topic Tecnologia da informação
Educação continuada
Educação a Distância
COVID-19
description A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10T09:21:49Z
2023-12-10
2023-12-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48451
https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961
http://hdl.handle.net/10400.26/48451
https://doi.org/10.55267/rtic/13961
url http://hdl.handle.net/10400.26/48451
https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961
https://doi.org/10.55267/rtic/13961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7665
https://www.rtic-journal.com//article/the-offer-of-permanent-health-education-courses-offered-by-the-technologies-of-virtual-learning-13961
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv IADITI Editions
publisher.none.fl_str_mv IADITI Editions
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136433748836353