A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48451 https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961 https://doi.org/10.55267/rtic/13961 |
Resumo: | A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19. |
id |
RCAP_7e3f53617fdec4ebc454253484c5daeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48451 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021Tecnologia da informaçãoEducação continuadaEducação a DistânciaCOVID-19A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19.info:eu-repo/semantics/publishedVersionIADITI Editions2023-12-10T09:21:49Z2023-12-102023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10400.26/48451https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961http://hdl.handle.net/10400.26/48451https://doi.org/10.55267/rtic/13961por2184-7665https://www.rtic-journal.com//article/the-offer-of-permanent-health-education-courses-offered-by-the-technologies-of-virtual-learning-13961http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPedreño, Juliana dos SantosCosme, Keven de OliveiraMonteiro, Angela XavierPinto, Adriana Beatriz SilveiraPierantoni, Célia ReginaPassos, Shirley Maria de Araújoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T06:26:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:37.934805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
title |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
spellingShingle |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 Pedreño, Juliana dos Santos Tecnologia da informação Educação continuada Educação a Distância COVID-19 |
title_short |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
title_full |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
title_fullStr |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
title_full_unstemmed |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
title_sort |
A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando a plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021 |
author |
Pedreño, Juliana dos Santos |
author_facet |
Pedreño, Juliana dos Santos Cosme, Keven de Oliveira Monteiro, Angela Xavier Pinto, Adriana Beatriz Silveira Pierantoni, Célia Regina Passos, Shirley Maria de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Cosme, Keven de Oliveira Monteiro, Angela Xavier Pinto, Adriana Beatriz Silveira Pierantoni, Célia Regina Passos, Shirley Maria de Araújo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedreño, Juliana dos Santos Cosme, Keven de Oliveira Monteiro, Angela Xavier Pinto, Adriana Beatriz Silveira Pierantoni, Célia Regina Passos, Shirley Maria de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Educação continuada Educação a Distância COVID-19 |
topic |
Tecnologia da informação Educação continuada Educação a Distância COVID-19 |
description |
A Educação permanente em saúde (EPS) foi a linha de frente na pandemia, qualificando os profissionais mediante dispositivos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação, reduzindo os agravos da pandemia. Esta pesquisa objetivou descrever quais ações de EPS oferecidas pelas plataformas de aprendizagem virtual foram produzidas no período pandêmico da COVID-19, no Brasil, em 2020 a 2021. Na metodologia, realizou-se pesquisa documental com abordagem quantitativa. Buscou-se documentos na plataforma de Aprendizagem (AVASUS), 2020 a 2021. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os cursos oferecidos pelo AVASUS foram compatíveis com as necessidades dos profissionais de saúde e da população, considerando a pandemia. Portanto, a incorporação das tecnologias, como inovação pedagógica, garantiu o acesso, autonomia e propagação do conhecimento técnico-científico aos profissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-10T09:21:49Z 2023-12-10 2023-12-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48451 https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961 http://hdl.handle.net/10400.26/48451 https://doi.org/10.55267/rtic/13961 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48451 https://doi.org/Pedreno, J. D. S., Cosme, K. D. O., Monteiro, A. X., Pinto, A. B. S., Pierantoni, C. R., and Passos, S. M. D. A. (2023). The offer of permanent health education courses offered by the technologies of virtual learning platforms in the training processes of health professionals in the pandemic period of COVID-19 in Brazil in 2020 and 2021. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13961. https://doi.org/10.55267/rtic/13961 https://doi.org/10.55267/rtic/13961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-7665 https://www.rtic-journal.com//article/the-offer-of-permanent-health-education-courses-offered-by-the-technologies-of-virtual-learning-13961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IADITI Editions |
publisher.none.fl_str_mv |
IADITI Editions |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136433748836353 |