Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34679 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo relatar a experiência de docentes do curso de medicina de uma universidade pública federal. Através da construção da narrativa os docentes trazem na essência de suas narrativas os desafios na busca pelo aperfeiçoamento dos saberes docentes através do desenvolvimento e elaboração de suas práticas educativas. Os resultados demonstraram que a técnica das narrativas como coletas de dados foi efetiva e trouxe através das análises das categorias gramaticais na análise do discurso das narrativas apontaram que os docentes reconhecem suas lacunas epistemológicas em relação aos saberes docentes. |
id |
RCAP_7e41c4ecbef8f12a0500b43cc1553955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicinaIdentidade docente; Narrativas; Atos metacognitivos.Esta pesquisa teve como objetivo relatar a experiência de docentes do curso de medicina de uma universidade pública federal. Através da construção da narrativa os docentes trazem na essência de suas narrativas os desafios na busca pelo aperfeiçoamento dos saberes docentes através do desenvolvimento e elaboração de suas práticas educativas. Os resultados demonstraram que a técnica das narrativas como coletas de dados foi efetiva e trouxe através das análises das categorias gramaticais na análise do discurso das narrativas apontaram que os docentes reconhecem suas lacunas epistemológicas em relação aos saberes docentes.ISPGAYARepositório ComumSadoyama, AdrianaBrum, CarolinaDuarte, Poliana2021-01-12T17:31:24Z2020-12-312020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34679porSadoyama, A., Brum, C., Duarte, P. (2020). Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 104-115.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.305569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
title |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
spellingShingle |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina Sadoyama, Adriana Identidade docente; Narrativas; Atos metacognitivos. |
title_short |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
title_full |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
title_fullStr |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
title_full_unstemmed |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
title_sort |
Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina |
author |
Sadoyama, Adriana |
author_facet |
Sadoyama, Adriana Brum, Carolina Duarte, Poliana |
author_role |
author |
author2 |
Brum, Carolina Duarte, Poliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadoyama, Adriana Brum, Carolina Duarte, Poliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente; Narrativas; Atos metacognitivos. |
topic |
Identidade docente; Narrativas; Atos metacognitivos. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo relatar a experiência de docentes do curso de medicina de uma universidade pública federal. Através da construção da narrativa os docentes trazem na essência de suas narrativas os desafios na busca pelo aperfeiçoamento dos saberes docentes através do desenvolvimento e elaboração de suas práticas educativas. Os resultados demonstraram que a técnica das narrativas como coletas de dados foi efetiva e trouxe através das análises das categorias gramaticais na análise do discurso das narrativas apontaram que os docentes reconhecem suas lacunas epistemológicas em relação aos saberes docentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 2020-12-31T00:00:00Z 2021-01-12T17:31:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sadoyama, A., Brum, C., Duarte, P. (2020). Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicina. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 104-115. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137238937763840 |