Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Daniela Filipa Domingos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3984
Resumo: O presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.
id RCAP_7e4ee3cd370207ee73faca0aa5c62f48
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDe diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.LeituraEscritaLiteratura InfantilContoRecontoEducação pre-escolarEnsino básico do 1º cicloDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaMartins, Joana Cristina Ferreira FilipeIC-OnlineAntunes, Daniela Filipa Domingos2019-07-08T13:40:02Z2018-12-112018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3984TID:202260844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:58.059903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
De diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Antunes, Daniela Filipa Domingos
Leitura
Escrita
Literatura Infantil
Conto
Reconto
Educação pre-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Antunes, Daniela Filipa Domingos
author_facet Antunes, Daniela Filipa Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
Martins, Joana Cristina Ferreira Filipe
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Daniela Filipa Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Literatura Infantil
Conto
Reconto
Educação pre-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Leitura
Escrita
Literatura Infantil
Conto
Reconto
Educação pre-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2018-12-11T00:00:00Z
2019-07-08T13:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3984
TID:202260844
url http://hdl.handle.net/10400.8/3984
identifier_str_mv TID:202260844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972909838336