Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3984 |
Resumo: | O presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada. |
id |
RCAP_7e4ee3cd370207ee73faca0aa5c62f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3984 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDe diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.LeituraEscritaLiteratura InfantilContoRecontoEducação pre-escolarEnsino básico do 1º cicloDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaMartins, Joana Cristina Ferreira FilipeIC-OnlineAntunes, Daniela Filipa Domingos2019-07-08T13:40:02Z2018-12-112018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3984TID:202260844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:58.059903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico De diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora. |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Antunes, Daniela Filipa Domingos Leitura Escrita Literatura Infantil Conto Reconto Educação pre-escolar Ensino básico do 1º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Antunes, Daniela Filipa Domingos |
author_facet |
Antunes, Daniela Filipa Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva Martins, Joana Cristina Ferreira Filipe IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Daniela Filipa Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Literatura Infantil Conto Reconto Educação pre-escolar Ensino básico do 1º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Leitura Escrita Literatura Infantil Conto Reconto Educação pre-escolar Ensino básico do 1º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 2018-12-11T00:00:00Z 2019-07-08T13:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3984 TID:202260844 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3984 |
identifier_str_mv |
TID:202260844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136972909838336 |