Do modelo de jogo e treino à liderança de uma equipa de futebol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10371 |
Resumo: | Dada a complexidade do jogo, torna-se cada vez mais importante o treinador construir, à sua volta, uma estrutura que permita lidar adequadamente com a complexidade inerente à construção e gestão de uma equipa de Futebol, maximizando o potencial humano e desportivo das pessoas que estão sobre a sua liderança. Este relatório tem como objetivo apresentar a conceção, condução e avaliação do processo de construção e gestão de uma equipa de Futebol, com particular ênfase na ligação entre o modelo de treino e o modelo de jogo, assim como no processo complexo de liderança do treinador. Na área 1 (Organização e gestão do processo de treino em competição), o principal foco foi descrever o planeamento, condução e avaliação do processo de treino e de competição de uma equipa de futebol, durante a época desportiva 2014/2015. Salienta-se a categorização e sistematização dos exercícios utilizados, assim como a avaliação do processo competitivo, com base no modelo de jogo. Na área 2 (Inovação e Investigação) realizámos um estudo com o objetivo de entender qual o estilo de liderança adotado pelo treinador principal da equipa (Juniores A do clube Sociedade União 1º Dezembro), e de que forma é que os jogadores gostariam que o seu treinador liderasse. Os dados recolhidos sugerem que os atletas preferem um treinador que tenha comportamentos orientados para a melhoria da performance e para o reforço. Apesar destes dados irem ao encontro do estilo de liderança adotado pelo treinador, existe um desfasamento dos valores médios destes comportamentos. Na área 3 (Relação com a comunidade), foi desenvolvido um torneio para pais, com o intuito de promover nos pais dos atletas um sentido de solidariedade e de respeito para com todos os agentes desportivos. Após a realização do estágio curricular, podemos concluir que é necessário conceber exercícios que permitam aos atletas várias oportunidades de ação, contextualizados com as ações realizadas em jogo e orientado em torno da ideia de jogo da equipa. Dada a grande influência do treinador nos atletas, é necessário que o treinador melhore a forma como se comporta e assume o seu papel perante estes, bem como a maneira como expõe aquilo que pretende ensinar. |
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Na área 1 (Organização e gestão do processo de treino em competição), o principal foco foi descrever o planeamento, condução e avaliação do processo de treino e de competição de uma equipa de futebol, durante a época desportiva 2014/2015. Salienta-se a categorização e sistematização dos exercícios utilizados, assim como a avaliação do processo competitivo, com base no modelo de jogo. Na área 2 (Inovação e Investigação) realizámos um estudo com o objetivo de entender qual o estilo de liderança adotado pelo treinador principal da equipa (Juniores A do clube Sociedade União 1º Dezembro), e de que forma é que os jogadores gostariam que o seu treinador liderasse. Os dados recolhidos sugerem que os atletas preferem um treinador que tenha comportamentos orientados para a melhoria da performance e para o reforço. Apesar destes dados irem ao encontro do estilo de liderança adotado pelo treinador, existe um desfasamento dos valores médios destes comportamentos. Na área 3 (Relação com a comunidade), foi desenvolvido um torneio para pais, com o intuito de promover nos pais dos atletas um sentido de solidariedade e de respeito para com todos os agentes desportivos. Após a realização do estágio curricular, podemos concluir que é necessário conceber exercícios que permitam aos atletas várias oportunidades de ação, contextualizados com as ações realizadas em jogo e orientado em torno da ideia de jogo da equipa. Dada a grande influência do treinador nos atletas, é necessário que o treinador melhore a forma como se comporta e assume o seu papel perante estes, bem como a maneira como expõe aquilo que pretende ensinar.Due to the complexity of the game, it has become more and more important for a coach to built, around him, a structure which allows him to deal adequately with the inherent complexity of constructing and managing a Football team, this way maximizing the human and sportsman potential of the people under his leadership. The main goal of this report is to present the conception, conduction and evaluation of the construction and management process of a Football team, emphasizing the relation between training and game models, as in the complex process of the coach leadership. In area 1 (Organization and management of the training during competition), the main focus was to describe the planning, conducting and evaluation of a Football team‘s training and competition process, during the 2014/2015 sports season. The categorization and systematization of the used exercises and workouts are highlighted, as well as the evaluation of the competitive process, based on the game model. In area 2 (Innovation and Research) we conducted a study to understand the leadership style adopted by the main coach of the team (Sociedade União 1º Dezembro – sub-19), and how the players would like their coach to lead. The collected data suggests that athletes prefer a coach whose behavior is oriented to improve performance and to reinforcement. Despite these data approaches the leadership style adopted by coach, there is a mismatch of the average values of these behaviors. In area 3 (Relationship with the community) we developed a parent’s tournament in order to promote a sense of solidarity and respect towards the sports agents by the athletes’ parents. After completion of the curricular internship, we can conclude that it is necessary to conceive exercises that enable athletes to many opportunities of action, always in context with the actions taken during the game and oriented towards the teams game play. Due to the wide influence of the coach in athletes, it is imperative for him to improve the way the behaves and takes its role in these, as well as the way he exposes what he wants to teach.Duarte, Ricardo Filipe LimaRepositório da Universidade de LisboaPadeira, Diogo Filipe Lemos de Figueiredo Mendes2015-12-04T16:03:05Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:48.727345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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