Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catita, Bruno Miguel Z.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16412
Resumo: Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de uma proposta de plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas e a definição do plano operacional para este empreendimento. Em termos metodológicos este trabalho baseou-se unicamente em dados secundários. Realizou-se uma revisão da literatura sobre plano de marketing e marketing turístico. Recolheram-se também dados para caracterizar a envolvente, o setor do turismo, o mercado, a Fundação Casa de Bragança e a propriedade em si. Analisaram-se vários modelos de plano de marketing propostos por alguns dos principais autores que se debruçam sobre esta temática, tendo-se optado por adaptar os modelos de Kotler & Armstrong (2008) e de Wood (2007) para que respondessem às necessidades deste projeto. Este trabalho propõe a transformação, conservação e aproveitamento do Palácio do Vidigal da Fundação Casa de Bragança, numa unidade de hoteleira de luxo, geradora de fundos para a fundação e para a região em que se insere. Considera-se que foram atingidos os objetivos propostos no inicio deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido uma estratégia para o lançamento deste edifício histórico como hotel de charme; ABSTRACT: “Contributions for the development of a marketing plan for the launch a charme hotel in the Palace of Vidigal” This project work aims to draw up a proposal for a marketing plan for the launch of a boutique hotel in the Vidigal Palace. Its specific objectives are to conduct a diagnostic analysis of the situation, setting goals, establishing strategic options and the operational plan definition for this project. In terms of methodology this work was based solely on secondary data. We conducted a literature review of marketing and tourism marketing plan. Data also were collected to characterize the environment, the tourism industry, the market, the House of Bragança Foundation and the property itself. Various marketing plan templates offered by some of the authors who have addressed this issue were analyzed, and it was decided by adapting the models of Kotler & Armstrong (2008) and Wood (2007) to respond to the needs of this project. This paper proposes the transformation, conservation and use of Vidigal Palace of the House of Braganza Foundation into a luxury hotel unit, generating funds for the foundation and for the region in which it operates. It is considered that the objectives proposed at the beginning of this project work were achieved, and a strategy for the launch of this historic building as boutique hotel have been developed.
id RCAP_7e69f963b3453239c8a4339bf2d5ddd5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do VidigalPlano de marketingMarketing turísticoHotel de CharmeMarketing planTourism marketingCharme hotelEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de uma proposta de plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas e a definição do plano operacional para este empreendimento. Em termos metodológicos este trabalho baseou-se unicamente em dados secundários. Realizou-se uma revisão da literatura sobre plano de marketing e marketing turístico. Recolheram-se também dados para caracterizar a envolvente, o setor do turismo, o mercado, a Fundação Casa de Bragança e a propriedade em si. Analisaram-se vários modelos de plano de marketing propostos por alguns dos principais autores que se debruçam sobre esta temática, tendo-se optado por adaptar os modelos de Kotler & Armstrong (2008) e de Wood (2007) para que respondessem às necessidades deste projeto. Este trabalho propõe a transformação, conservação e aproveitamento do Palácio do Vidigal da Fundação Casa de Bragança, numa unidade de hoteleira de luxo, geradora de fundos para a fundação e para a região em que se insere. Considera-se que foram atingidos os objetivos propostos no inicio deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido uma estratégia para o lançamento deste edifício histórico como hotel de charme; ABSTRACT: “Contributions for the development of a marketing plan for the launch a charme hotel in the Palace of Vidigal” This project work aims to draw up a proposal for a marketing plan for the launch of a boutique hotel in the Vidigal Palace. Its specific objectives are to conduct a diagnostic analysis of the situation, setting goals, establishing strategic options and the operational plan definition for this project. In terms of methodology this work was based solely on secondary data. We conducted a literature review of marketing and tourism marketing plan. Data also were collected to characterize the environment, the tourism industry, the market, the House of Bragança Foundation and the property itself. Various marketing plan templates offered by some of the authors who have addressed this issue were analyzed, and it was decided by adapting the models of Kotler & Armstrong (2008) and Wood (2007) to respond to the needs of this project. This paper proposes the transformation, conservation and use of Vidigal Palace of the House of Braganza Foundation into a luxury hotel unit, generating funds for the foundation and for the region in which it operates. It is considered that the objectives proposed at the beginning of this project work were achieved, and a strategy for the launch of this historic building as boutique hotel have been developed.Universidade de Évora2015-12-02T19:46:09Z2015-12-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16412http://hdl.handle.net/10174/16412TID:201190745porDepartamento de Gestãobrunocatita1@gmail.com256Catita, Bruno Miguel Z.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:48.469680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
title Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
spellingShingle Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
Catita, Bruno Miguel Z.
Plano de marketing
Marketing turístico
Hotel de Charme
Marketing plan
Tourism marketing
Charme hotel
title_short Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
title_full Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
title_fullStr Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
title_full_unstemmed Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
title_sort Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal
author Catita, Bruno Miguel Z.
author_facet Catita, Bruno Miguel Z.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catita, Bruno Miguel Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Marketing turístico
Hotel de Charme
Marketing plan
Tourism marketing
Charme hotel
topic Plano de marketing
Marketing turístico
Hotel de Charme
Marketing plan
Tourism marketing
Charme hotel
description Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de uma proposta de plano de marketing para o lançamento de um Hotel de Charme no Palácio do Vidigal. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas e a definição do plano operacional para este empreendimento. Em termos metodológicos este trabalho baseou-se unicamente em dados secundários. Realizou-se uma revisão da literatura sobre plano de marketing e marketing turístico. Recolheram-se também dados para caracterizar a envolvente, o setor do turismo, o mercado, a Fundação Casa de Bragança e a propriedade em si. Analisaram-se vários modelos de plano de marketing propostos por alguns dos principais autores que se debruçam sobre esta temática, tendo-se optado por adaptar os modelos de Kotler & Armstrong (2008) e de Wood (2007) para que respondessem às necessidades deste projeto. Este trabalho propõe a transformação, conservação e aproveitamento do Palácio do Vidigal da Fundação Casa de Bragança, numa unidade de hoteleira de luxo, geradora de fundos para a fundação e para a região em que se insere. Considera-se que foram atingidos os objetivos propostos no inicio deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido uma estratégia para o lançamento deste edifício histórico como hotel de charme; ABSTRACT: “Contributions for the development of a marketing plan for the launch a charme hotel in the Palace of Vidigal” This project work aims to draw up a proposal for a marketing plan for the launch of a boutique hotel in the Vidigal Palace. Its specific objectives are to conduct a diagnostic analysis of the situation, setting goals, establishing strategic options and the operational plan definition for this project. In terms of methodology this work was based solely on secondary data. We conducted a literature review of marketing and tourism marketing plan. Data also were collected to characterize the environment, the tourism industry, the market, the House of Bragança Foundation and the property itself. Various marketing plan templates offered by some of the authors who have addressed this issue were analyzed, and it was decided by adapting the models of Kotler & Armstrong (2008) and Wood (2007) to respond to the needs of this project. This paper proposes the transformation, conservation and use of Vidigal Palace of the House of Braganza Foundation into a luxury hotel unit, generating funds for the foundation and for the region in which it operates. It is considered that the objectives proposed at the beginning of this project work were achieved, and a strategy for the launch of this historic building as boutique hotel have been developed.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02T19:46:09Z
2015-12-02
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16412
http://hdl.handle.net/10174/16412
TID:201190745
url http://hdl.handle.net/10174/16412
identifier_str_mv TID:201190745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
brunocatita1@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570806108160