As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Rosário
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8950
Resumo: Uma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.
id RCAP_7e6a64417356689753e3948c0dbf2fbd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural1º CicloTecnologias de informação e comunicaçãoInternetRuralEscola ruralEscolas de pequena dimensãoPrimary SchoolsInformation and communication technologiesInternetRuralRural schoolSmall schoolsUma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.A significant part of the Portuguese territory has rural characteristics, or is predominantly rural, which also means that many Portuguese schools are located in non-urban areas. With this paper we intend to identify what is the meaning of a rural area and a rural school, by discussing some of its features. Given the peculiar characteristics of these schools, the literature reviewed and some experience that we have, we tried to reflect on the advantages and disadvantages of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in these educational contexts, not only within the classroom, but also as a tools to help the development of relationship building between the school and the community. The conclusions we draw are pointing to a role that, even though is not consensual, seems important in any of these areas.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumRodrigues, Maria Rosário2015-06-16T13:21:43Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8950por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:35.020989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
title As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
Rodrigues, Maria Rosário
1º Ciclo
Tecnologias de informação e comunicação
Internet
Rural
Escola rural
Escolas de pequena dimensão
Primary Schools
Information and communication technologies
Internet
Rural
Rural school
Small schools
title_short As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
title_full As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
title_sort As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
author Rodrigues, Maria Rosário
author_facet Rodrigues, Maria Rosário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo
Tecnologias de informação e comunicação
Internet
Rural
Escola rural
Escolas de pequena dimensão
Primary Schools
Information and communication technologies
Internet
Rural
Rural school
Small schools
topic 1º Ciclo
Tecnologias de informação e comunicação
Internet
Rural
Escola rural
Escolas de pequena dimensão
Primary Schools
Information and communication technologies
Internet
Rural
Rural school
Small schools
description Uma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T13:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8950
url http://hdl.handle.net/10400.26/8950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135333156126720