Os jogos como ferramenta de ensino para professores e assistentes de língua estrangeira: a "Gamification" no ensino do Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21999 |
Resumo: | Esta dissertação pretende centrar-se no ensino da Língua Portuguesa como língua segunda ou estrangeira através da aplicação dos conceitos dos jogos na educação. Numa primeira parte pretende-se explorar a gamification e verificar as diversas formas existentes da mesma. Num segundo momento, será analisada a sua aplicabilidade dentro e fora de uma sala de aula, verificando se é possível aplicar em todas situações ou não e de que maneira esta pode facilitar o ensino e promoção da Língua Portuguesa. Em terceiro lugar será feita uma análise a estudos realizados previamente relativa à realidade dos assistentes de Língua Portuguesa em França. Com a análise deste estudo pretende-se descobrir quais as dificuldades dos assistentes nas salas de aula de Português como língua segunda ou estrangeira. Por último será elaborado um plano de aula, tendo como base os mecanismos dos jogos e com o objetivo de encontrar uma resposta para as dificuldades dos professores/assistentes bem como dos alunos. |
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Os jogos como ferramenta de ensino para professores e assistentes de língua estrangeira: a "Gamification" no ensino do PortuguêsEnsino do PortuguêsFerramentas de ensinoLíngua Portuguesa como Língua Segunda (PLS)GamificationEnsino de Língua Estrangeira (ELE)JogosPortuguês para estrangeirosAssistentes de LínguaPortuguese as a Second Language (PSL)Foreign Language Teaching (FLT)GamesPortuguese for non-nativesLanguage AssistantsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta dissertação pretende centrar-se no ensino da Língua Portuguesa como língua segunda ou estrangeira através da aplicação dos conceitos dos jogos na educação. Numa primeira parte pretende-se explorar a gamification e verificar as diversas formas existentes da mesma. Num segundo momento, será analisada a sua aplicabilidade dentro e fora de uma sala de aula, verificando se é possível aplicar em todas situações ou não e de que maneira esta pode facilitar o ensino e promoção da Língua Portuguesa. Em terceiro lugar será feita uma análise a estudos realizados previamente relativa à realidade dos assistentes de Língua Portuguesa em França. Com a análise deste estudo pretende-se descobrir quais as dificuldades dos assistentes nas salas de aula de Português como língua segunda ou estrangeira. Por último será elaborado um plano de aula, tendo como base os mecanismos dos jogos e com o objetivo de encontrar uma resposta para as dificuldades dos professores/assistentes bem como dos alunos.This dissertation focuses on teaching the Portuguese language as a second or foreign language through the application of concepts and mechanisms found in games and applied to education. In a first moment, I intend to explore the concept of gamification and analyze its various forms. Secondly, it will be examined if this method/concept is applicable inside and outside a classroom, verifying if it is possible to apply it in different situations and in what way this can facilitate the teaching and promotion of the Portuguese Language. Thirdly, an analysis will be made of a previous 5 study about the reality of the assistants of Portuguese Language in France. This study intends to find out the difficulties of assistants in Portuguese classrooms as a second or foreign language. Finally, a lesson plan will be elaborated, based on mechanisms that exist in games in order to find an answer to the difficulties of the teachers / assistants as well as the difficulties of the students.RUNBernardo, Stéphane Correia2020-03-30T00:30:18Z2017-06-192017-03-302017-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21999TID:201709180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:13Zoai:run.unl.pt:10362/21999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:05.021126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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