Íntimo e masculino : o autoconceito e a roupa interior masculina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Artur Jorge Ferreira Morais de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12904
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Íntimo e masculino : o autoconceito e a roupa interior masculinacomportamento do consumidorroupa interior masculinaautoconceitoenvolvimentointeracionismo simbólicoconsumer behaviourmen's underwearself-conceptinvolvementsymbolic interactionismMestrado em MarketingEste estudo analisa a relação entre o autoconceito do homem e a roupa interior masculina, tentando perceber de que forma esta pode ser usada usada para comunicar e reforçar a identidade dos homens. Foram realizadas entrevistas pessoais a oito homens, quatro heterossexuais e quatro homossexuais, de diferentes faixas etárias. As análises das entrevistas permitiram concluir que os homens da amostra recorrem à roupa interior masculina para construir e manter a sua identidade e que o tipo de roupa interior que usam em determinadas situações pode depender da perceção da avaliação de terceiros. Os resultados mostraram também que existe um maior envolvimento por parte dos participantes homossexuais em relação a esta categoria de produto e uma maior predisposição para serem influenciados pela publicidade e pelos media. Esta investigação reforça a pertinência de um maior aprofundamento do conhecimento por parte dos marketeers sobre roupa interior masculina, um mercado ainda pouco explorado.This research analyzes the relationship between men's self-concept and men's underwear, trying to understand how men's underwear can be used to communicate and reinforce men's identity. Data was collected through personal interviews with eight men, four heterosexual and four homosexual, with different ages. The data collected suggested that men from the sample use underwear to build and maintain their identity and the type of underwear they use in a certain situation might change because of the perceived appraisal of other people's. The results also showed that gay participants are more involved with underwear and more prone to be influenced by advertisement and media. This study reinforces the relevance of a deeper knowledge by the marketeers when it comes to men's underwear and its still underexplored market.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Artur Jorge Ferreira Morais de2017-01-12T10:46:04Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12904porAraújo, Artur Jorge Ferreira Morais de (2016). "Íntimo e masculino : o autoconceito e a roupa interior masculina". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:58.307820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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