Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3537
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
id RCAP_7e79936d9c8e1068eff1bb3ac2adaa70
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)Espaço públicoAvaliação do desempenho docenteOpinion makersConflitos sociaisDiscursoMediaPublic sphereTeacher performance assessmentOpinion makersSocial conflictsSpeechMediaDissertação de Mestrado em Administração PúblicaNeste trabalho procurámos conhecer a forma como o novo modelo de avaliação foi analisado no espaço público durante o primeiro ciclo da sua implementação (2007-2009). Efectuámos previamente uma revisão da literatura sobre o espaço público, o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública e nos processos de construção das políticas públicas. Considerámos como objecto de estudo o discurso levado a cabo por um grupo de fazedores de opinião, designados de um modo geral por opinion makers e propusemo-nos: (a) analisar os discursos que foram produzidos, mobilizados e se cruzaram na voz daqueles agentes em torno do novo modelo de avaliação; (b) perceber até que ponto os posicionamentos adoptados traduziram os campos de filiação institucional e profissional e os respectivos interesses. Examinámos o que foi dito, quem disse, porque disse, como disse e quando disse. Recorrendo a uma metodologia qualitativa analisámos o discurso publicado em dois jornais de referência, Público e Expresso. Tomámos a unidade de informação para recorte do discurso, a qual foi classificada quanto ao tema enquadrador, categoria de conteúdo, data, autor e tonalidade/intensidade. Utilizámos índices de visibilidade, parcialidade, orientação e tendência. Fizemos um estudo do discurso por grupo profissional. Encontrámos uma opinião predominantemente negativa. A estratégia foi revelada num discurso com um sentido claramente social e político, como forma de relacionar as políticas e as práticas de negociação do XVII Governo com políticas educativas centralizadoras e formas autoritárias de governação. Ao novo modelo de avaliação foi atribuído um conjunto variado de características negativas. Na sequência, algumas recomendações apontaram no sentido da sua alteração, mas outras consideraram posições mais extremadas. O consenso verificou-se quanto à necessidade de avaliar desempenhos, mas com base num modelo diferente.The new model of teacher performance assessment was the target of heavy criticism, which included two large demonstrations of teachers, strikes, boycotts, and other less conventional forms of expressing disagreement. The media gave this issue visibility and importance, keeping the subject on the agenda for about two years. In this essay, we tried to get to know the way the new model of teacher performance assessment was analyzed in the public sphere during its first cycle of implementation (2007-2009). We started by conducting a literature review on public sphere and the role of the media in the shaping of public opinion and in the public policy-making processes. We have considered as object of study the speech delivered by a group of opinion makers, being our purpose: (a) to find the speeches that were built, deployed and crossed in the voice of the agents around the new model of teacher performance assessment (b) to realize the extent to which the adopted positions translate the fields of institutional and professional affiliation and their interests. We looked at what was said, who said it, why he said it, how he said and when. Using a qualitative methodology we analyzed the discourse, around the new model of teacher performance assessment, published in two reference newspapers, Público and Expresso. We took the information unit to typify the speech, which was classified taking into account the framed issue, content category, date, author, and evaluative tone / intensity. We used indexes of visibility, bias orientation, and tendency. We made a study of discourse according to professional group. We found a predominantly negative opinion. The strategy was unveiled in a speech with a clear social and political intention, as a way of linking the policies and bargaining practices of this government, with centralized educational policies and authoritarian forms of governance. The new model of teacher performance assessment was assigned a various set of negative characteristics. In the aftermath, some recommendations pointed towards its changes, but others considered more extreme positions. The consensus was found regarding the need to assess performances but, on a different modelInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSerra, Fernando Humberto SantosRepositório da Universidade de LisboaBoto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito2011-09-17T10:47:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:23.084865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
title Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
spellingShingle Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito
Espaço público
Avaliação do desempenho docente
Opinion makers
Conflitos sociais
Discurso
Media
Public sphere
Teacher performance assessment
Opinion makers
Social conflicts
Speech
Media
title_short Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
title_full Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
title_fullStr Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
title_full_unstemmed Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
title_sort Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)
author Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito
author_facet Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando Humberto Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público
Avaliação do desempenho docente
Opinion makers
Conflitos sociais
Discurso
Media
Public sphere
Teacher performance assessment
Opinion makers
Social conflicts
Speech
Media
topic Espaço público
Avaliação do desempenho docente
Opinion makers
Conflitos sociais
Discurso
Media
Public sphere
Teacher performance assessment
Opinion makers
Social conflicts
Speech
Media
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17T10:47:11Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3537
url http://hdl.handle.net/10400.5/3537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130990466039808