A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13276 |
Resumo: | Os alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals. |
id |
RCAP_7e7c96042d2d938850e024b650c36796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir LoyolaClasse hospitalarAprendizagemAvaliaçãoProfessoresHospital classLearningEvaluationTeachersOs alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals.Universidade de Évora2015-03-13T12:30:21Z2015-03-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13276http://hdl.handle.net/10174/13276TID:201052318porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocololcorrea@hotmail.com229Costa, Céli Denise Corrêa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:38.967077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
title |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
spellingShingle |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola Costa, Céli Denise Corrêa da Classe hospitalar Aprendizagem Avaliação Professores Hospital class Learning Evaluation Teachers |
title_short |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
title_full |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
title_fullStr |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
title_full_unstemmed |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
title_sort |
A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola |
author |
Costa, Céli Denise Corrêa da |
author_facet |
Costa, Céli Denise Corrêa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Céli Denise Corrêa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe hospitalar Aprendizagem Avaliação Professores Hospital class Learning Evaluation Teachers |
topic |
Classe hospitalar Aprendizagem Avaliação Professores Hospital class Learning Evaluation Teachers |
description |
Os alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-13T12:30:21Z 2015-03-13 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13276 http://hdl.handle.net/10174/13276 TID:201052318 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13276 |
identifier_str_mv |
TID:201052318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação cololcorrea@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136551747190784 |