A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Céli Denise Corrêa da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13276
Resumo: Os alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals.
id RCAP_7e7c96042d2d938850e024b650c36796
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir LoyolaClasse hospitalarAprendizagemAvaliaçãoProfessoresHospital classLearningEvaluationTeachersOs alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals.Universidade de Évora2015-03-13T12:30:21Z2015-03-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13276http://hdl.handle.net/10174/13276TID:201052318porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocololcorrea@hotmail.com229Costa, Céli Denise Corrêa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:38.967077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
title A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
spellingShingle A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
Costa, Céli Denise Corrêa da
Classe hospitalar
Aprendizagem
Avaliação
Professores
Hospital class
Learning
Evaluation
Teachers
title_short A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
title_full A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
title_fullStr A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
title_full_unstemmed A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
title_sort A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
author Costa, Céli Denise Corrêa da
author_facet Costa, Céli Denise Corrêa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Céli Denise Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar
Aprendizagem
Avaliação
Professores
Hospital class
Learning
Evaluation
Teachers
topic Classe hospitalar
Aprendizagem
Avaliação
Professores
Hospital class
Learning
Evaluation
Teachers
description Os alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13T12:30:21Z
2015-03-13
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13276
http://hdl.handle.net/10174/13276
TID:201052318
url http://hdl.handle.net/10174/13276
identifier_str_mv TID:201052318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
cololcorrea@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551747190784