A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elisabete, 1942-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27852
Resumo: Starting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativity
id RCAP_7e91a507ce103d8d2a0bad29167b6303
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidadeLifelong visual education : curriculum, school projects, teacher education challenges and urgency of an Exploratory, as a quality referentialEducação artísticaProfessores - FormaçãoProjectos educativos - PortugalEnsino de educação visualInvestigaçãoTeoria da arteCriticismoStarting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativityUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Elisabete, 1942-2017-05-29T13:32:11Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27852porin: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 27-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:09.021022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
Lifelong visual education : curriculum, school projects, teacher education challenges and urgency of an Exploratory, as a quality referential
title A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
spellingShingle A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
Oliveira, Elisabete, 1942-
Educação artística
Professores - Formação
Projectos educativos - Portugal
Ensino de educação visual
Investigação
Teoria da arte
Criticismo
title_short A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
title_full A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
title_fullStr A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
title_full_unstemmed A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
title_sort A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
author Oliveira, Elisabete, 1942-
author_facet Oliveira, Elisabete, 1942-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elisabete, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Professores - Formação
Projectos educativos - Portugal
Ensino de educação visual
Investigação
Teoria da arte
Criticismo
topic Educação artística
Professores - Formação
Projectos educativos - Portugal
Ensino de educação visual
Investigação
Teoria da arte
Criticismo
description Starting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativity
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
2017-05-29T13:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27852
url http://hdl.handle.net/10451/27852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv in: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 27-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134362173702144