A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27852 |
Resumo: | Starting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativity |
id |
RCAP_7e91a507ce103d8d2a0bad29167b6303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidadeLifelong visual education : curriculum, school projects, teacher education challenges and urgency of an Exploratory, as a quality referentialEducação artísticaProfessores - FormaçãoProjectos educativos - PortugalEnsino de educação visualInvestigaçãoTeoria da arteCriticismoStarting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativityUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Elisabete, 1942-2017-05-29T13:32:11Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27852porin: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 27-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:09.021022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade Lifelong visual education : curriculum, school projects, teacher education challenges and urgency of an Exploratory, as a quality referential |
title |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
spellingShingle |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade Oliveira, Elisabete, 1942- Educação artística Professores - Formação Projectos educativos - Portugal Ensino de educação visual Investigação Teoria da arte Criticismo |
title_short |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
title_full |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
title_fullStr |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
title_full_unstemmed |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
title_sort |
A educação visual de todos e para a vida : currículo, projectos escolares, desafios à formação de professores e urgência de um exploratório, referencial de qualidade |
author |
Oliveira, Elisabete, 1942- |
author_facet |
Oliveira, Elisabete, 1942- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elisabete, 1942- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Professores - Formação Projectos educativos - Portugal Ensino de educação visual Investigação Teoria da arte Criticismo |
topic |
Educação artística Professores - Formação Projectos educativos - Portugal Ensino de educação visual Investigação Teoria da arte Criticismo |
description |
Starting from action-research about class developments - through unconditioned expression, design and art appreciation -, we reflect about curriculum answer to socio-cultural emergence. We try to pursue the characterization of recent strategy-methodology trends, with accentuation of: (1) the self-eco-compatibilization, within the recursive and rhizomatic interaction between school projects and teachers education; (2) the urgency of an Exploratory, as a quality referential, in international comparativity |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2015-07-01T00:00:00Z 2017-05-29T13:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27852 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
in: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 27-40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134362173702144 |