Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulos, Jorge Miguel Monteiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1480
Resumo: Este estudo resulta de uma investigação sobre a importância da música na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A revisão da literatura debruçou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temática. Definição de Deficiência, Paralisia Cerebral, música, importância da música no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educação Musical, musicalização e inclusão. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário a professores do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educação Musical do Núcleo de Arte Inclusiva da mesma Região. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a revisão da literatura e com estudos já feitos na mesma temática.
id RCAP_7ea21602b7351dd9b5a331abd17b1017
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORPARALISIA CEREBRALINCLUSÃO ESCOLARTERAPIA MUSICALMÚSICAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSCEREBRAL PALSYSCHOOL INCLUSIONMUSIC THERAPYMUSICEste estudo resulta de uma investigação sobre a importância da música na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A revisão da literatura debruçou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temática. Definição de Deficiência, Paralisia Cerebral, música, importância da música no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educação Musical, musicalização e inclusão. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário a professores do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educação Musical do Núcleo de Arte Inclusiva da mesma Região. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a revisão da literatura e com estudos já feitos na mesma temática.This study is the result of an investigation into the importance of music in the inclusion of pupils with special needs education, more specifically those with cerebral palsy. The literature review focused on the issues we find most relevant in order to develop this theme. Definition of disability, Cerebral Palsy, music, importance of music in human development, music therapy, music education, music to and inclusion. As data collection tool was used a questionnaire to teachers of the 1st cycle of the Autonomous Region of Madeira and an interview with teachers of Music Education at the Center for Inclusive Arts in the same region. The data were collected, processed, analyzed and compared with the literature review and studies already done on the same topics.2011-11-14T16:30:52Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1480porPaulos, Jorge Miguel Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:25.518071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
title Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
spellingShingle Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
Paulos, Jorge Miguel Monteiro
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
PARALISIA CEREBRAL
INCLUSÃO ESCOLAR
TERAPIA MUSICAL
MÚSICA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CEREBRAL PALSY
SCHOOL INCLUSION
MUSIC THERAPY
MUSIC
title_short Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
title_full Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
title_fullStr Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
title_sort Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
author Paulos, Jorge Miguel Monteiro
author_facet Paulos, Jorge Miguel Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulos, Jorge Miguel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
PARALISIA CEREBRAL
INCLUSÃO ESCOLAR
TERAPIA MUSICAL
MÚSICA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CEREBRAL PALSY
SCHOOL INCLUSION
MUSIC THERAPY
MUSIC
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
PARALISIA CEREBRAL
INCLUSÃO ESCOLAR
TERAPIA MUSICAL
MÚSICA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CEREBRAL PALSY
SCHOOL INCLUSION
MUSIC THERAPY
MUSIC
description Este estudo resulta de uma investigação sobre a importância da música na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A revisão da literatura debruçou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temática. Definição de Deficiência, Paralisia Cerebral, música, importância da música no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educação Musical, musicalização e inclusão. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário a professores do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educação Musical do Núcleo de Arte Inclusiva da mesma Região. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a revisão da literatura e com estudos já feitos na mesma temática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-14T16:30:52Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1480
url http://hdl.handle.net/10437/1480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131261395009536