A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijo, Pedro Alexandre Santarém
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30591
Resumo: A transição do combustível fóssil para a energia renovável é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Este estudo aborda esta transição sob vários pontos: económico, técnico e ambiental, ainda que o principal foco seja este último. O camião elétrico pode redefinir o paradigma do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, oferecendo não só uma alternativa ao camião movido a combustível fóssil, mas também à linha ferroviária que tarda em estar ao nível das necessidades do mercado. Ao mesmo tempo irá mitigar os impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis para que a cadeia de abastecimento tenha sustentabilidade ambiental. Ao longo deste estudo é explorada a capacidade das baterias, o seu ciclo de vida e a sua autonomia assim como os postos para carregamento. Além disso, é feita uma análise detalhada de como poderá esta transição impactar em termos económicos, através da análise dos custos operacionais e quais os benefícios para a empresa e para a sua operação logística. São igualmente analisados os aspetos negativos desta mesma transição. A tese aborda ainda questões técnicas tais como a gestão de frotas, planeamento de rotas e os desafios logísticos que a transição poderá trazer. Os fatores políticos e regulatórios assim como os incentivos serão outros dos temas discutidos ao longo da mesma. Os resultados mostram que o camião a diesel continua a ser o mais viável economicamente em comparação com o elétrico, ainda que o último proporcione uma enorme poupança na emissão de CO2 na atmosfera.
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