A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30591 |
Resumo: | A transição do combustível fóssil para a energia renovável é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Este estudo aborda esta transição sob vários pontos: económico, técnico e ambiental, ainda que o principal foco seja este último. O camião elétrico pode redefinir o paradigma do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, oferecendo não só uma alternativa ao camião movido a combustível fóssil, mas também à linha ferroviária que tarda em estar ao nível das necessidades do mercado. Ao mesmo tempo irá mitigar os impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis para que a cadeia de abastecimento tenha sustentabilidade ambiental. Ao longo deste estudo é explorada a capacidade das baterias, o seu ciclo de vida e a sua autonomia assim como os postos para carregamento. Além disso, é feita uma análise detalhada de como poderá esta transição impactar em termos económicos, através da análise dos custos operacionais e quais os benefícios para a empresa e para a sua operação logística. São igualmente analisados os aspetos negativos desta mesma transição. A tese aborda ainda questões técnicas tais como a gestão de frotas, planeamento de rotas e os desafios logísticos que a transição poderá trazer. Os fatores políticos e regulatórios assim como os incentivos serão outros dos temas discutidos ao longo da mesma. Os resultados mostram que o camião a diesel continua a ser o mais viável economicamente em comparação com o elétrico, ainda que o último proporcione uma enorme poupança na emissão de CO2 na atmosfera. |
id |
RCAP_7eae1ebd727494c8cb6b73ec2c887fe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em PortugalEmissão de gases de efeito estufaAmbiente -- EnvironmentTransporte rodoviário -- Road transportCamião elétricoSustentabilidade -- SustainabilityGreenhouse gas emissionsElectric truckA transição do combustível fóssil para a energia renovável é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Este estudo aborda esta transição sob vários pontos: económico, técnico e ambiental, ainda que o principal foco seja este último. O camião elétrico pode redefinir o paradigma do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, oferecendo não só uma alternativa ao camião movido a combustível fóssil, mas também à linha ferroviária que tarda em estar ao nível das necessidades do mercado. Ao mesmo tempo irá mitigar os impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis para que a cadeia de abastecimento tenha sustentabilidade ambiental. Ao longo deste estudo é explorada a capacidade das baterias, o seu ciclo de vida e a sua autonomia assim como os postos para carregamento. Além disso, é feita uma análise detalhada de como poderá esta transição impactar em termos económicos, através da análise dos custos operacionais e quais os benefícios para a empresa e para a sua operação logística. São igualmente analisados os aspetos negativos desta mesma transição. A tese aborda ainda questões técnicas tais como a gestão de frotas, planeamento de rotas e os desafios logísticos que a transição poderá trazer. Os fatores políticos e regulatórios assim como os incentivos serão outros dos temas discutidos ao longo da mesma. Os resultados mostram que o camião a diesel continua a ser o mais viável economicamente em comparação com o elétrico, ainda que o último proporcione uma enorme poupança na emissão de CO2 na atmosfera.The transition from fossil fuels to renewable energy is crucial to reduce greenhouse gas emissions. This study looks at this transition from several points of view: economic, technical and environmental, although the main focus is on the latter. The electric truck can redefine the paradigm of road freight transportation in Portugal, offering not only an alternative to the fossil fuel truck but also to the rail line that is short to reach the market demand. At the same time, it will mitigate the negative environmental impacts associated with fossil fuels so that the supply chain is environmentally sustainable. Throughout this study, battery capacity, life cycle and autonomy are explored, as well as charging stations. In addition, a detailed analysis is made of how this transition could impact on the economy by analyzing the operating costs and the long-term benefits for the company and its logistics operation. The negative aspects of this transition are also analyzed. This thesis also addresses technical issues such as fleet management, route planning and the logistical challenges that the transition could bring. Political and regulatory factors as well as incentives will also be discussed throughout the thesis. The results show that the diesel truck is still the most economically viable compared to the electric one, even though the latter has huge savings in CO2 emissions into the atmosphere.2024-01-25T11:43:09Z2023-12-28T00:00:00Z2023-12-282023-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30591TID:203459423porRijo, Pedro Alexandre Santaréminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:19:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:11.583962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
title |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
spellingShingle |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal Rijo, Pedro Alexandre Santarém Emissão de gases de efeito estufa Ambiente -- Environment Transporte rodoviário -- Road transport Camião elétrico Sustentabilidade -- Sustainability Greenhouse gas emissions Electric truck |
title_short |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
title_full |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
title_fullStr |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
title_full_unstemmed |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
title_sort |
A transição do camião de combustão diesel para o camião elétrico na Maersk em Portugal |
author |
Rijo, Pedro Alexandre Santarém |
author_facet |
Rijo, Pedro Alexandre Santarém |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rijo, Pedro Alexandre Santarém |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emissão de gases de efeito estufa Ambiente -- Environment Transporte rodoviário -- Road transport Camião elétrico Sustentabilidade -- Sustainability Greenhouse gas emissions Electric truck |
topic |
Emissão de gases de efeito estufa Ambiente -- Environment Transporte rodoviário -- Road transport Camião elétrico Sustentabilidade -- Sustainability Greenhouse gas emissions Electric truck |
description |
A transição do combustível fóssil para a energia renovável é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Este estudo aborda esta transição sob vários pontos: económico, técnico e ambiental, ainda que o principal foco seja este último. O camião elétrico pode redefinir o paradigma do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, oferecendo não só uma alternativa ao camião movido a combustível fóssil, mas também à linha ferroviária que tarda em estar ao nível das necessidades do mercado. Ao mesmo tempo irá mitigar os impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis para que a cadeia de abastecimento tenha sustentabilidade ambiental. Ao longo deste estudo é explorada a capacidade das baterias, o seu ciclo de vida e a sua autonomia assim como os postos para carregamento. Além disso, é feita uma análise detalhada de como poderá esta transição impactar em termos económicos, através da análise dos custos operacionais e quais os benefícios para a empresa e para a sua operação logística. São igualmente analisados os aspetos negativos desta mesma transição. A tese aborda ainda questões técnicas tais como a gestão de frotas, planeamento de rotas e os desafios logísticos que a transição poderá trazer. Os fatores políticos e regulatórios assim como os incentivos serão outros dos temas discutidos ao longo da mesma. Os resultados mostram que o camião a diesel continua a ser o mais viável economicamente em comparação com o elétrico, ainda que o último proporcione uma enorme poupança na emissão de CO2 na atmosfera. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28T00:00:00Z 2023-12-28 2023-11 2024-01-25T11:43:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/30591 TID:203459423 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/30591 |
identifier_str_mv |
TID:203459423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137067059380224 |