Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Maria Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, João Emílio, Alves, Elisa, Mourato, Joaquim, Santos, Patrícia, Valente, Rui Pulido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15529
Resumo: Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).
id RCAP_7ebe25562004bc1b46df316ce75f2581
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modeloInstituições de ensino superior politécnicoIndicadores de desempenhoInvestigação aplicadaPolytechnic institutions of higher educationPerformance indicatorsApplied researchInstitutions polytechniques d’enseignement supérieurIndicateurs de performanceRecherche appliquéeInstituciones politécnicas de educación superiorIndicadores de desempeñoInvestigación aplicadaApresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).A model is presented to evaluate the performance of polytechnic institutions of higher education (PIHE) in Portugal with regard to applied research. The model, obtained from three case studies, is based on the construction of quantitative and qualitative indicators, the mission of these institutions, and the regional impact of their activities. It is organized according to three dimensions: inputs, outputs and impacts of applied research. This approach represents an innovative holistic perspective to evaluate the academic production of polytechnics. The inexistence of models of evaluation for this type of Portuguese higher education institutions raises challenges in terms of design, data collection and mode of functioning of the PIHE (financing, organization, etc.).Nous présentons ici un modèle pour évaluer la performance des institutions polytechniques d’enseignement supérieur (IPES) du Portugal en matière de recherche appliquée. Développé grâce à trois études de cas, ce modèle est construit à partir d’indicateurs quantitatifs et qualitatifs, de la mission de ces institutions et de l’impact régional de leurs activités. Il est organisé suivant trois dimensions : inputs, outputs et impacts de la recherche appliquée. Cette approche représente une perspective holistique innovatrice pour évaluer la production académique des IPES. L’inexistence de tels modèles d’évaluation soulève des défis pour leur conception, la collection de données et le mode de fonctionnement des IPES (financement, organisation, etc.).Se presenta un modelo para evaluar el desempeño de las instituciones politécnicas de educación superior (IPES) en Portugal en relación con la investigación aplicada. El modelo se ha obtenido a partir de tres estudios de caso. Se basa en la construcción de indicadores cuantitativos y cualitativos, la misión de estas instituciones, y el impacto regional de sus actividades. Se organiza en función de tres dimensiones: contribuciones, resultados e impactos de la investigación aplicada. Este enfoque representa una perspectiva holística innovadora para evaluar la producción académica de las IPES. La inexistencia de modelos de evaluación para este tipo de instituciones y niveles de educación plantea desafíos en términos de diseño, recogida de datos y el modo de funcionamiento de las IPES (financiación, organizaciones, etc.).Editora Mundos Sociais2018-04-10T08:24:19Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/15529por0873-6529Patrício, Maria TeresaAlves, João EmílioAlves, ElisaMourato, JoaquimSantos, PatríciaValente, Rui Pulidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:18.789115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
title Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
spellingShingle Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
Patrício, Maria Teresa
Instituições de ensino superior politécnico
Indicadores de desempenho
Investigação aplicada
Polytechnic institutions of higher education
Performance indicators
Applied research
Institutions polytechniques d’enseignement supérieur
Indicateurs de performance
Recherche appliquée
Instituciones politécnicas de educación superior
Indicadores de desempeño
Investigación aplicada
title_short Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
title_full Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
title_fullStr Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
title_sort Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
author Patrício, Maria Teresa
author_facet Patrício, Maria Teresa
Alves, João Emílio
Alves, Elisa
Mourato, Joaquim
Santos, Patrícia
Valente, Rui Pulido
author_role author
author2 Alves, João Emílio
Alves, Elisa
Mourato, Joaquim
Santos, Patrícia
Valente, Rui Pulido
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Maria Teresa
Alves, João Emílio
Alves, Elisa
Mourato, Joaquim
Santos, Patrícia
Valente, Rui Pulido
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior politécnico
Indicadores de desempenho
Investigação aplicada
Polytechnic institutions of higher education
Performance indicators
Applied research
Institutions polytechniques d’enseignement supérieur
Indicateurs de performance
Recherche appliquée
Instituciones politécnicas de educación superior
Indicadores de desempeño
Investigación aplicada
topic Instituições de ensino superior politécnico
Indicadores de desempenho
Investigação aplicada
Polytechnic institutions of higher education
Performance indicators
Applied research
Institutions polytechniques d’enseignement supérieur
Indicateurs de performance
Recherche appliquée
Instituciones politécnicas de educación superior
Indicadores de desempeño
Investigación aplicada
description Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10T08:24:19Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15529
url http://hdl.handle.net/10071/15529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134752412794880