Projeto PhilosArtis : estudo exploratório de uma investigação-ação em filosofia e arte no Jardim de Infância Popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapinha, Maria João Fragoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6675
Resumo: Este projeto de intervenção centra-se no contributo da Filosofia e da Arte para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social nas crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. O projeto de intervenção PhilosArtis ocorre no Jardim de Infância Popular (J.I.P.) e encontra-se desenvolvido em quatro andamentos: fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação do projeto, de acordo com as orientações de Martins (2002). Nesta investigação-ação, que decorreu de novembro de 2014 a junho de 2015, optei por uma metodologia qualitativa, alicerçada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005), destacando quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Meio). Esta metodologia proporcionou-me captar as vivências e as aprendizagens dos participantes mediante a Educação pela Arte focada no aprender a pensar, na autonomia, na comunidade de investigação com crianças que frequentam o ensino pré-escolar. Os instrumentos utilizados para a recolha de informação (observação, registos vídeo e fotográficos, opiniões e trabalhos efetuados pelos intervenientes) permitiram a observação, o registo das práticas desenvolvidas para uma futura reflexão acerca do trabalho efetuado. A abordagem pedagógica do domínio da Filosofia para Crianças, baseada na metodologia de Mattew Lipman em articulação com as expressões artísticas possibilitou verificar o desenvolvimento dos sujeitos a nível do pensar, da comunicação verbal, do trabalho em equipa como a promoção de competências e valores éticos e estéticos adquiridos pelas crianças numa dimensão da Educação pela Arte.
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