Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ângelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13756
Resumo: A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.
id RCAP_7ec81e6c6ac139011cdcfb4e4e36a855
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes Virtuais de AprendizagemWEBLEIEvaluative Assertion AnalysisFarmáciaA avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de FormadoresRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoJesus, ÂngeloGomes, Maria João2019-05-20T15:00:46Z2014-022014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13756porJesus, Â., & Gomes, M. J. (2014). Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Indagatio Didactica, 1(6), 269–291. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.41061647-358210.34624/id.v6i1.4106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-23T01:46:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-23T01:46:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
title Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
Jesus, Ângelo
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
WEBLEI
Evaluative Assertion Analysis
Farmácia
title_short Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
author Jesus, Ângelo
author_facet Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
author_role author
author2 Gomes, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
WEBLEI
Evaluative Assertion Analysis
Farmácia
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
WEBLEI
Evaluative Assertion Analysis
Farmácia
description A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02
2014-02-01T00:00:00Z
2019-05-20T15:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13756
url http://hdl.handle.net/10400.22/13756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, Â., & Gomes, M. J. (2014). Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Indagatio Didactica, 1(6), 269–291. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4106
1647-3582
10.34624/id.v6i1.4106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542997464580096