Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13756 |
Resumo: | A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa. |
id |
RCAP_7ec81e6c6ac139011cdcfb4e4e36a855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes Virtuais de AprendizagemWEBLEIEvaluative Assertion AnalysisFarmáciaA avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de FormadoresRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoJesus, ÂngeloGomes, Maria João2019-05-20T15:00:46Z2014-022014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13756porJesus, Â., & Gomes, M. J. (2014). Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Indagatio Didactica, 1(6), 269–291. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.41061647-358210.34624/id.v6i1.4106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-23T01:46:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-23T01:46:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem Jesus, Ângelo Ambientes Virtuais de Aprendizagem WEBLEI Evaluative Assertion Analysis Farmácia |
title_short |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Jesus, Ângelo |
author_facet |
Jesus, Ângelo Gomes, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Ângelo Gomes, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem WEBLEI Evaluative Assertion Analysis Farmácia |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem WEBLEI Evaluative Assertion Analysis Farmácia |
description |
A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02 2014-02-01T00:00:00Z 2019-05-20T15:00:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/13756 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/13756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jesus, Â., & Gomes, M. J. (2014). Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Indagatio Didactica, 1(6), 269–291. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4106 1647-3582 10.34624/id.v6i1.4106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542997464580096 |