Consumo de substâncias em estudantes do ensino superior:prevalências e relação com o bem-estar subjetivo e desempenho académico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31522 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Consumo de substâncias em estudantes do ensino superior:prevalências e relação com o bem-estar subjetivo e desempenho académico.Consumo de substânciasAluno do superiorBem-estar subjectivoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo tem como objetivo obter dados relativos à prevalência do consumo de substâncias em estudantes do ensino superior e explorar a sua relação com determinadas caraterísticas sociodemográficas, com o bem-estar subjetivo e com o desempenho académico. Junto de uma amostra composta por 215 estudantes da Universidade de Coimbra (82,8% mulheres), com uma média de idades de 22 anos, foram recolhidos dados através da aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e de percurso académico para obter informações sobre o desempenho académico e caraterísticas demográficas; um questionário sobre padrões de consumo de substâncias, a Escala de Satisfação Com a Vida (Satisfaction With Life Scale) versão portuguesa de Simões (1992), e a Escala de Afetividade Positiva e Negativa (PANAS), versão portuguesa de Galinha e Pais-Ribeiro (2005b). Os resultados obtidos apontam para prevalências elevadas de consumo de substâncias na população universitária, assistindo-se a um aumento significativo no consumo de substâncias entre os 18 e os 19 e 20 anos e entre 2º e 3º ano letivos, sendo que esse consumo está relacionado negativamente com o desempenho académico. Neste sentido, o planeamento de ações de prevenção deverá ter em atenção jovens em transição para a universidade.This study aims to obtain data on the prevalence of substance use in college students and explore its relationship with certain sociodemographic characteristic, subjective well-being and academic performance. In a sample of 215 students from the University of Coimbra (82,8% female), with an average age of 22 years, data was collected using the following instruments: a sociodemographic and academic background questionnaire to obtain information about academic performance and other demographic characteristics, a questionnaire of substance use, the Satisfaction with Life Scale (SWLS), Portuguese version by Simões (1992), and the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS), Portuguese version by Galinha & Pais-Ribeiro (2005b). The results point to a high prevalence of substance use in college studentes, a significant increase in substance use between 18 and 19 and 20 years of age and also between the 2nd and 3rd academic years. Results also show that this consumption is negatively correlated with academic performance. In this sense, the planning of prevention actions should have youth transitioning to college in focus.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31522http://hdl.handle.net/10316/31522TID:201442779porSequeira, João Pedro da Costa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:40.724098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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